Vestibular e PASSE UFMS 2023 batem recorde de inscrições

O Vestibular UFMS 2023 e as três etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) bateram recorde de inscrições, somando juntos 40.539 candidatos. No total, houve um aumento de mais de 61% em relação ao processo seletivo deste ano. São mais de 10,6 mil vagas para o ingresso de estudantes nos cursos de graduação para o ano de 2023. A quantidade de vagas dobrou em relação a 2022 com a criação de novos cursos oferecidos tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância. Outra novidade deste ano é que as provas serão realizadas tanto presencialmente quanto on-line.

Para o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, a procura pelos cursos da UFMS demonstram a consolidação do processo seletivo próprio, realizado desde 2017. “Os números  reforçam o compromisso da UFMS como protagonista na formação dos jovens de Mato Grosso do Sul”.

A prova do Vestibular UFMS 2023 será realizada no próximo domingo, dia 4 de dezembro, das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), tanto na Cidade Universitária e na UCDB, em Campo Grande, quanto nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. A avaliação é composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Veja o Manual de Candidato, com as orientações para a prova e comentários sobre a redação.

“É importante que os candidatos estejam atentos ao horário e local de aplicação de prova. Para os estudantes que farão a prova presencial, orientamos que cheguem com antecedência de 1 hora. Para os candidatos que realizarão a prova on-line, recomendamos que façam o treinamento para o acesso à plataforma digital que estará disponível no período de 30 de novembro a 3 de dezembro”, reforça.

Já a prova do PASSE UFMS será aplicada no dia 11 de dezembro, também das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), com 60 questões objetivas de múltipla escolha e, apenas aos candidatos da terceira etapa, uma redação.

Para realizar o treinamento, o vestibulando deverá acessar a Área de Prova do Candidato, no campo Prova Digital, e acessar as instruções sobre a forma de acesso ao ambiente digital e de realização da prova,  para que possa se familiarizar com o sistema.  Para mais informações, os candidatos podem acessar um videotutorial, e/ou um arquivo de texto, disponibilizados pela Universidade.

A convocação para realização das provas do Vestibular pode ser conferida, clicando aqui. A convocação para o PASSE será feita a partir do dia 6 de dezembro.

Texto: Crislaine Oliveira/Rose Pinheiro