Universidade seleciona apoiador educacional

A UFMS abre aos acadêmicos a oportunidade de atuar como apoiador educacional junto a estudantes com deficiência. Ao todo são sete vagas para atuação imediata, sendo cinco para o campus de Aquidauana e duas para Três Lagoas, além da formação de cadastro reserva para atuação a partir do primeiro semestre de 2020.

O valor do auxílio é de R$ 520,00, com vigência durante o período letivo. As inscrições podem ser feitas no Sigproj até o dia 18 de outubro.

O apoiador educacional irá acompanhar o estudante com deficiência em atividades em sala de aula e nas disciplinas de estágio obrigatório; apoiar as atividades extra classe, como trabalhos individuais e em grupo e participação em eventos; e participar das reuniões de orientação, supervisão e avaliação do estudante.

Podem se candidatar acadêmicos de graduação e pós-graduação presenciais da UFMS, que tenham sido aprovados em disciplina da área da Educação Especial e que não estejam cursando o último semestre. Os interessados devem ter também disponibilidade de 16 horas semanais para as atividades, não possuirem pendências com a Proaes ou outra instância da Universidade, não estarem cumprindo sanção disciplinar nem terem vínculo com outro programa de bolsas com remuneração, com exceção dos auxílios estudantis.

De acordo com a chefe da Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (DIAAF/Proaes), Mirella Fonseca, o apoio educacional foi implementado na UFMS a partir do segundo semestre de 2018 e atualmente 10 estudantes são acompanhados por apoiadores. “A DIAAF define estratégias, orienta e acompanha o trabalho do apoiador, além de realizar a mediação entre os câmpus, professores, coordenações de curso, família e demais envolvidos na vida acadêmica do estudante com deficiência. O apoio educacional para estudantes com deficiência é ofertado para todos os câmpus da Universidade e, conforme a demanda e necessidade, os apoiadores são selecionados”, explica.

Além de se atentarem a todas as informações do edital a seguir, os candidatos devem acompanhar o site da Proaes, onde serão publicados demais comunicados sobre o processo seletivo.

Download (PDF, 4.4MB)

 

Acessibilidade e Ações Afirmativas

O atendimento ao acadêmico público alvo da DIAAF/Proaes varia de acordo com as necessidades específicas de cada estudante. “Realizamos uma avaliação para identificar seus pontos fortes e habilidades a serem desenvolvidas; sua trajetória escolar e as estratégias desenvolvidas diante de suas necessidades educacionais especiais; e sua situação atual: as demandas identificadas pelo acadêmico e por seus professores. Apresentamos também ao aluno uma proposta de acompanhamento psicoeducacional, tanto de suporte psicológico, como pedagógico, trabalhando com o discente técnicas de estudo para acompanhamento da disciplina nas quais está matriculado”, elucida Mirella.

Entre as atividades realizadas pela DIAAF/Proaes está também a tradução e interpretação de conversações, narrativas, palestras e atividades didático-pedagógicas dentro do par linguístico Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, nos espaços da Instituição e eventos por ela organizados, e o assessoramento a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Toda a comunidade acadêmica da UFMS pode fazer a solicitação à DIAAF por meio de preenchimento de formulário na página da Proaes.

Texto: Ariane Comineti