Missão diplomática do Consulado-Geral dos EUA prospecta parcerias no estado

Nesta sexta-feira, 27, o reitor Marcelo Turine recebeu a visita do adido de Educação e Cultura, Gerry Kaufman, e do assessor de Cultura e Educação, Wesley Oliveira, ambos do Consulado-Geral dos Estados Unidos no Brasil. O objetivo do encontro foi estreitar laços e avaliar possíveis parcerias.

O reitor expôs parte do trabalho que já vem sendo desenvolvido na UFMS em parceria com universidades de outros países e mencionou que o intuito é expandir a internacionalização da Instituição. “Queremos aumentar o número de estudantes e pesquisadores estrangeiros e incluir um segundo idioma no nosso dia a dia, que é o inglês. Queremos fortalecer ainda mais nossas parcerias, para conectar pessoas e ajudá-las a se desenvolverem.”

O responsável pelas relações internacionais entre o governo norte-americano e o brasileiro, Gerry Kaufman, relatou que as parcerias são oportunidades de integração e que o objetivo principal delas é incluir as minorias. “Nós prezamos a democratização, a representação dos grupos, a acessibilidade e a equidade. A ideia é integrar e promover intercâmbio.”

Já o assessor de Cultura e Educação, Wesley Oliveira, afirmou que essa união com as universidades é estratégica, pois garante a presença do consulado nos estados. “Nós já atuamos em três estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, e queremos ampliar nossas parcerias, ofertando programas que beneficiam os estudantes e toda a comunidade. Temos interesse em ter um canal mais direito com os estudantes e estreitar este relacionamento.”

Para a secretária de Relações Internacionais, da Agência de Internacionalização e Inovação da UFMS, Lucilene Machado, encurtar distâncias com os Estados Unidos podem trazer novas muitas oportunidades para os estudantes. “Os Estados Unidos, por meio da embaixada em Brasília e pelo consulado em São Paulo, que atende o estado de Mato Grosso do Sul, têm o interesse de trabalhar com vistas aos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] que são um apelo universal da Organização das Nações Unidas, para se criar ações com o objetivo de diminuir a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e possibilidade de prosperar. E esse é um assunto também primordial para UFMS”, explicou. Segundo Lucilene, outra questão importante é a projeção da Universidade nos estados americanos. “Para que a internacionalidade possa ocorrer de forma bilateral, que a mobilidade possa ser de mão dupla, que as nossas riquezas sejam mostradas lá fora, como um atrativo para trazer alunos americanos para a UFMS”, completou.

Texto: Crislaine Oliveira

Foto: Marcelo Calazans