Universidade promove coleta de resíduos durante a Semana Lixo Zero

Com o objetivo de estimular a mudança de comportamento por meio da educação, a UFMS realiza uma ação de coleta de resíduos no corredor central da Cidade Universitária, durante a Semana Lixo Zero, evento promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil em parceria com o município, instituições públicas e privadas.

Entre os dias 21 e 24 de outubro, das 9h às 18h, a comunidade poderá se dirigir aos pontos de entrega voluntária de recicláveis como papel, papelão, plástico, latas e embalagens de vidro, e resíduos especiais como pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos, embalagens de lubrificantes, medicamentos e óleo de cozinha. O recebimento de todos estes itens visa incentivar a separação e segregação correta dos resíduos. A atividade conta com parceiros que auxiliarão a equipe na coleta e armazenamento.

No espaço haverá orientações sobre o descarte correto de óleo e produção de sabão, compostagem e reaproveitamento de alimentos, reciclagem de plástico, educação ambiental, aterro sanitário e resíduos da construção civil. Um estande também permitirá a troca sustentável de objetos entre os frequentadores do evento.

Uma roda de conversa com o tema “Lixo? O que minha profissão tem com isso?”, está marcada para ocorrer no dia 23, das 19h às 21h, no auditório do Instituto de Biociências. A expectativa é promover a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos provenientes de diferentes atividades profissionais.

“A Semana Lixo Zero foi pensada a nível nacional a fim de fomentar e pulverizar a educação e sensibilização ambiental. É esperado que na Semana Lixo Zero Campo Grande haja a mobilização de um grande número de pessoas, além da divulgação do máximo de ações e cases na temática lixo zero. É extremamente importante esta iniciativa na UFMS, pois a educação é o pilar inicial para mudança de comportamento e resultados sólidos. Além do fomento de estudo, pesquisa, a iniciativa é fundamental”, explica a professora Karina Righi Cavallaro, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.

Mais informações e a programação completa das atividades da Semana Lixo Zero podem ser obtidas aqui.

Texto: Rafael Cogo