Universidade prepara boas-vindas com palestra, show, trilha interativa e dinâmica com calouros

As aulas do primeiro semestre letivo de 2023 começam na próxima segunda-feira, 6, e a Universidade preparou uma programação especial para receber os novos estudantes. Com trilha interativa, palestra, show, entrega de kits e atividades nas unidades entre os dias 6 e 10 de março, a semana de boas-vindas foi pensada para, além de acolher os calouros, apresentar a estrutura da UFMS.

A programação da semana foi organizada em três etapas, com a acolhida aos calouros, a Recepção Institucional e as ações locais, planejadas por cada câmpus e Unidades. “Incentivamos os nossos estudantes a participarem da Recepção, que foi preparada com todo o carinho, para que se sintam em casa e que tenham as informações sobre o que acontece e sobre como é a vida aqui na Universidade. Sejam muito bem-vindos ao mundo UFMS!”, convida o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, ressalta que desde 2018 a Agecom participa ativamente da organização da recepção aos estudantes, produzindo materiais específicos para o evento, desde os mapas para cada câmpus até sinalização visual, para  acolher os ingressantes da melhor maneira possível.  “O objetivo é apresentar as informações da universidade de forma mais dinâmica, lúdica e interativa, rompendo com uma narrativa unilateral e promovendo a aproximação com os alunos de vários cursos e áreas”.

Na segunda-feira, 6, as atividades serão de acolhida aos calouros. Foram priorizadas as ações desenvolvidas pelos veteranos e pelos movimentos estudantis, que irão receber os ingressantes e apresentar a Universidade. 

Na terça-feira, 7, será realizada a Recepção Institucional, com objetivo de informar os estudantes sobre assuntos importantes e oportunidades na vida acadêmica. A Recepção foi preparada com uma estrutura dividida em ilhas interativas sobre os seguintes temas: Ensino, Tecnologia e Inovação, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Grupos estudantis e Coletivos, Comunicação, Loja Oficial e Sustentabilidade.

A ideia é que os estudantes recebam um mapa com o percurso da trilha, que será carimbado com a visitação de casa espaço. Ao final do trajeto, com todos os carimbos colecionados, os calouros receberão um kit com camiseta, squeeze e boné. Na Cidade Universitária, a dinâmica será realizada no Corredor Central, enquanto nos câmpus ocorrerá nos saguões principais.

Confira a trilha a ser percorrida no Corredor Central

“De uma forma descontraída, o estudante é acolhido e apresentado aos assuntos nas ilhas. Na ilha do Ensino, teremos a Biblioteca, ou seja, como emprestar o livro e usar o sistema. Na Assistência, informações sobre os editais, onde buscar ajuda sobre saúde mental e outros assuntos relacionados”, exemplifica o pró-reitor. 

“A ideia assim como grandes feiras e exposições no mundo todo há um incentivo para que os participantes percorram o máximo de espaços e colham os carimbos, garantindo o kit do calouro. A ideia é um percurso, que pode ser percorrido da forma que o estudante quiser”, relata a diretora da Agecom.

Também na terça-feira, haverá uma palestra sobre vida universitária e empreendedorismo com Filipe Trindade, diretor executivo do clube de empreendedores Know How Club. A conversa será às 9 horas no Auditório Marçal de Souza Tupã. Para encerrar a programação do dia, haverá show com a banda Versusken, às 18 horas, no Corredor Central. Ambas as atividades terão transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Na quarta-feira, 8, estão previstas ações organizadas por cada direção dos câmpus e Unidades.  O objetivo é que os diretores e coordenadores apresentem os espaços e os cursos aos estudantes.

Por fim, na quinta, 9, e sexta-feira, 10, serão livres para atividades organizadas pelas unidades. “Cada uma terá um cronograma, uma agenda de ações que serão desenvolvidas pelos estudantes, diretores e coordenadores de curso”, detalha o pró-reitor. 

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes da Recepção Institucional. 

Texto: Mylena Rocha