Universidade participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

Acadêmicos e professores da UFMS estarão no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, em Mato Grosso do Sul. O evento é gratuito e aberto ao público, tem início às 8h de amanhã (17) e segue até as 17h do dia 18. Na programação estão palestras, oficinas, exposições de projetos, exibições de vídeos, entre outras atividades. Haverá a participação de 25 escolas públicas e instituições de ensino e pesquisa.

Membros do Clube de Astronomia Carl Sagan e do Projeto X da Casa da Ciência da UFMS apresentarão aos visitantes três projetos. Por meio do “Tocando os Astros” os interessados poderão conhecer a produção de modelos dos planetas do sistema solar, além de modelos de veículos espaciais e detalhes da superfície da Lua e de outros planetas, impressos em 3D ou representados em painéis com diferentes texturas. Por meio do “Sensações Científicas” serão apresentados experimentos de Química, Física e Matemática, voltados para as sensações, tais como tato e olfato. E por meio do “Tocando o Céu – Astronomia Inclusiva” serão produzidas representações de constelações indígenas com a construção de modelos táteis e material de apoio em braile.

Com a atuação dos alunos do PET Química e de projetos de extensão da Química, os visitantes conhecerão em outro estande da UFMS o “Masterchef Science”, com a abordagem, dentro da temática da cozinha, dos elementos e processos químicos que transformam, por exemplo, o cacau em chocolate. Na programação está também o “Show da Química”, uma peça sobre a Química e o Conhecimento como verdadeiras ferramentas de combate às desigualdades. Por meio do projeto de extensão “A Química está em tudo” os acadêmicos irão expor a química dentro de uma residência, mostrando os produtos, componentes e materiais, explicando como são produzidos, entre outras informações. Serão abordados ainda aspectos da ocupação da terra pelos agricultores, as agriculturas tradicional e familiar, e a ciência do solo e seu papel social e ambiental. Os alunos abordarão alguns tipos de solo, as diferenças de composições químicas, a importância da preservação, entre outros assuntos.

A UFMS também apresentará no evento uma exposição interativa com a exibição de documentário, painéis, jogos e oficinas experimentais. As atividades estarão dispostas em setores temáticos: Geração Smartphone; Música, Literatura e Ciência; Mulheres nas ciências exatas e da terra; Olhos racionais e desumanos; Brasil sinônimo de desigualdade, por meio de jogos eletrônicos e Ciência e tecnologia nas aldeias urbanas Terena.

Além das atividades concentradas nos dias 17 e 18, outras ações da Universidade estão programadas para Campo Grande e outros municípios com a temática da Semana em 2018 “Ciência para a Redução das Desigualdades” e serão divulgadas mais próximas de sua realização.

Texto: Ariane Comineti