Universidade inicia processo seletivo para pesquisadores visitantes

Até o dia 19 de junho, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de pesquisadores visitantes. Neste ano, serão contratados 30 pesquisadores nacionais ou estrangeiros para atuação nos programas de pós-graduação acadêmicos oferecidos pela UFMS na Cidades Universitária e nos câmpus.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco, a vinda de pesquisadores visitantes fortalece a pesquisa, a inovação e o ensino de pós-graduação, além de possibilitar a cooperação entre instituições e empresas brasileiras e de outros países.

Para participar o candidato precisa, entre outros requisitos, ter título de doutor há, pelo menos, cinco anos; no mínimo uma orientação de mestrado concluída; currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq; possuir ORCiD (Open Research and Contributors Identification) e não ser servidor público ativo da administração direta ou indireta. O pesquisador visitante também deve elaborar um plano de trabalho nas áreas de concentração do programa de pós-graduação escolhido, estar disponível para ministrar disciplinas na pós-graduação e graduação e executar atividades de extensão. Também é necessário um projeto de pesquisa alinhado com uma das áreas temáticas prioritárias do Plano Institucional de Internacionalização da UFMS: Ecologia, Biomas e Sistemas Sustentáveis; Agronegócio; Saúde Humana e Saúde Animal; Bioeconomia e Biotecnologia; Novos Materiais; Educação, Linguagens, Etnias, Direitos Humanos e Tecnologias Sociais; e Cidades Inteligentes.

O tempo de vigência de contrato do pesquisador visitante brasileiro é de um ano, renovável por igual período. Já para o estrangeiro a vigência mínima é de um ano e a máxima de dois anos, podendo ser renovado por mais dois anos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Sigproj até o dia 19 de junho.

A lista dos programas acadêmicos de pós-graduação, bem como as áreas de concentração, e outras informações podem ser obtidas no Edital abaixo ou no endereço http://visiting.ufms.br.

Download (PDF, 668KB)

Texto: Vanessa Amin