Universidade é finalista em prêmio nacional de destaque na Educação a Distância

A UFMS está entre as três finalistas do Prêmio Estrelas da Educação, na categoria Instituição de Ensino Superior (IES) Pública de Destaque no Ensino a Distância. A iniciativa é promovida pela startup Quero Educação, responsável pelo Guia da Faculdade, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. Na mesma modalidade, concorrem também as universidades federais de Sergipe e do Maranhão.

Criado em 2025, o prêmio reconhece instituições, escolas e projetos que se destacam no cenário da educação brasileira, com ênfase na expansão da educação digital. Na categoria Ensino Superior, a seleção de finalistas levou em conta o desempenho no Guia da Faculdade, que avalia anualmente mais de 20 mil cursos em todo o país. Para a subcategoria de IES Pública de Destaque no EaD, foram considerados apenas os cursos a distância ofertados por universidades e institutos públicos.

A diretora da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Daiani Riedner, destaca a importância da indicação. “Para nós, é uma grande conquista que demonstra o compromisso e a excelência da UFMS e a responsabilidade que a gente tem para uma oferta de educação à distância pública, gratuita e de qualidade”, aponta.

Para Daiani, o reconhecimento é resultado de um processo iniciado em 2022, com a remodelação da EaD na Instituição. “O Programa UFMS Digital veio definindo um modelo pedagógico inovador, centrado no estudante, e as avaliações dos cursos da Agead foram de excelência diante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação. Esse prêmio olha para esse reconhecimento em uma avaliação nacional”, explica.

“Esse prêmio destaca a importância da educação à distância no cenário nacional, como um serviço público importante a ser oferecido para a população, que garante inclusão e oportunidade de formação superior para as pessoas que mais precisam”, acrescenta a diretora.

O anúncio dos vencedores será feito em cerimônia marcada para o dia 21 de outubro, em São Paulo. Os finalistas receberão certificados digitais e os ganhadores serão contemplados com troféus entregues durante o evento.

Para conferir mais informações sobre a premiação, acesse o link.

Texto: Heloísa Garcia