Universidade do Porto oferece mobilidade para nove áreas

Até 1º de outubro, estudantes de graduação e pós-graduação da UFMS podem se inscrever em processo seletivo para mobilidade acadêmica na Universidade do Porto (u. Porto), em Portugal. Há vagas para nove áreas: Arquitetura, Ciências da Nutrição e Alimentação, Desporto, Direito, Economia, Engenharia, Farmácia, Psicologia e Ciências da Educação e Ciências Biomédicas. A oportunidade é fruto de uma ação conjunta da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serin) e das pró-reitoras de Graduação e Pesquisa e Pós-graduação.

Para o diretor da Aginova Saulo Gomes Moreira,  o estudante que participa da mobilidade pode se beneficiar tanto na sua formação acadêmica, a partir do momento que tem novas experiências técnicas que vai vivenciar durante o período de estudos no exterior, quanto na sua experiência pessoal, pois irá adquirir experiências que, somadas aos ganhos acadêmicos, irão formar competências que serão diferenciais quando for para o mercado de trabalho.

“Temos 12 estudantes em mobilidade neste ano na Universidade do Porto. Além de lá, há oportunidades também na Universidade de Washington, em Tacoma (Estados Unidos); na Colômbia, por meio do programa Bracol, e México, pelo Bramex; na Universidade de Camerino, na Itália, que inclusive é de dupla diplomação. Estamos com a documentação quase pronta para formalizar intercâmbio com a Universidade de Coimbra e o Instituto Superior Técnico de Lisboa, também em Portugal; além da Universidade de Avignon, na França, entre outros”, diz a secretária da Serin Lucilene Machado.

De acordo com Lucilene, a mobilidade na graduação na UFMS é relativamente recente. “Iniciamos em 2019. Em 2020, a pandemia da Covid-19 comprometeu um pouco o processo. Neste ano, ainda estamos confrontando todas as dificuldades relativas a vacinas, vistos, entre outros. Mas, já tivemos 30 acadêmicos beneficiados”, explica Lucilene.

“Por meio dos editais, na Serin, fazemos uma triagem e encaminhamos todos que cumpriram com o regulamento. Então, a própria U. Porto irá fazer a seleção final e emitir a carta de aceite. No processo anterior, dos que se inscreveram, 45 foram classificados pela UFMS e 15 foram aceitos. Porém, quatro desistiram. Assim, 11 devem ir para Portugal ainda neste semestre”, destaca a secretária

Os estudantes selecionados podem cursar até um semestre em 2022. Para se inscrever é necessário ter 18 anos ou mais e estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação durante o período de aceite e mobilidade em Porto. Também é necessário ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária do curso até a inscrição. Outro requisito é apresentar Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 6,5, caso seja acadêmico de graduação. Os estudantes também devem assumir gastos com a obtenção do visto, transporte, hospedagem, alimentação, seguros internacionais e ter condições de se manter no país.

Os procedimentos para a candidatura, bem como outras informações estão disponíveis no edital (confira aqui).

Texto: Vanessa Amin