Universidade da Colômbia disponibiliza vagas para estudantes participarem de mobilidade acadêmica internacional

Estão abertas as inscrições para mobilidade acadêmica internacional na Universidad La Guajira, na Colômbia. As atividades terão início no segundo semestre de 2023. O prazo para os candidatos  preencherem o formulário de inscrição no portal da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), termina no dia 28 de maio. Para participar é necessário estar cursando a partir do terceiro semestre da graduação e há a possibilidade de bolsa de estudo parcial.

 “A mobilidade acadêmica internacional é importante seja do ponto de vista de oportunizar ao estudante uma formação mais ampla, à medida que amplia seus horizontes. O intercâmbio tem a função de preparar o profissional para enfrentar os desafios, mas também o capacitando para disseminar esse conhecimento que vem de fora. A Uniguajira está ofertando bolsas para os seus parceiros internacionais e fará uma seleção a partir dos critérios explícitos na convocação”, disse a secretária de Relações Internacionais da Aginova, Lucilene Machado.

ainda vagas para a pré-seleção da mobilidade acadêmica para a mesma universidade, também com início no segundo semestre. O prazo de inscrição é até 31 de maio e sem a possibilidade de bolsa de estudo. São vagas para estudantes de graduação, que tenham integralizado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% do total da carga horária exigida para o seu curso até o período da inscrição; apresentar Média Geral Acadêmica igual ou superior a 6,5 no histórico 2022.2; não ter sanções disciplinares ou acadêmicas; estar cursando pelo menos o terceiro semestre na UFMS e cursar pelo menos três disciplinas na Universidad La Guajira.

“O intercâmbio proporciona uma condição de maior igualdade entre os países do mundo, como equiparidade do conhecimento. Mas também tem a questão da troca. Os estudantes devem ter em mente que vão não apenas para receber, mas que são representantes da UFMS lá fora e vão levar a nossa cultura, o nosso conhecimento, nossos procedimentos, nossas reações diante de determinadas circunstâncias e irão estabelecer conexões, sejam nas dimensões intelectuais, culturais, científicas ou sociais”, completou a secretária.

Mais informações podem ser obtidas aqui .

Texto: Bianka Macário