Universidade contribui para combate ao tráfico de pessoas e contrabando de migrantes

Por meio de cursos e eventos a UFMS visa a contribuir para a capacitação e qualificação permanente de profissionais da rede de enfrentamento ao contrabando de migrantes e tráfico de pessoas que atuam na região da fronteira. No campus do Pantanal, no início de junho, iniciativa neste sentido foi realizada em parceria com a Defensoria Pública da União, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, a União Europeia, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Ação Global para Prevenir e Abordar o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes, e a Organização Internacional para Migração.

Inicialmente articulado para 40 participantes, o curso foi ampliado para atender a cerca de 100 pessoas interessadas dos diversos segmentos de Corumbá e Ladário que atuam direta ou indiretamente com as situações de migração e imigração, contrabando e tráfico de pessoas. Participaram profissionais de segurança pública, Forças Armadas e Auxiliares, de assistência social, saúde, educação, cidadania, turismo, cultura, Ministério Público, Defensoria Pública, da comunidade acadêmica, de serviços especializados e de segmentos religiosos.

Dentre os temas abordados em módulos, estiveram: a fronteira e o fluxo migratório local; o tráfico de pessoas e questões de gênero; os macro parâmetros para elaboração de estratégias de enfrentamento ao contrabando de migrantes e ao tráfico de pessoas em regiões de fronteira; e o conceito e o marco legal das migrações e os desafios da nova legislação brasileira, entre outros. Confira aqui a programação completa do curso, que contou com a participação da vice-reitora Camila Ítavo na abertura, e dos professores da UFMS Ana Paula Martins Amaral, Marco Aurélio Machado de Oliveira e Cláudia Araújo de Lima na capacitação.

Texto: Ariane Comineti