Universidade celebra anúncio de dois projetos vencedores do Prêmio Finep de Inovação 2025

Na tarde desta quarta-feira, 8, foram anunciados os vencedores da Região Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação 2025. A UFMS teve projetos entre os 21 finalistas e ambos foram reconhecidos, nas categorias Infraestrutura de Pesquisa e Desenvolvimento em ICTs e Destaque Especial: melhor projeto coordenador por mulher(es). Acesse a lista de iniciativas premiadas neste link.

O objetivo da iniciativa é divulgar o estado da arte da inovação brasileira fruto do apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e evidenciar a importância desse fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do país, o aumento da competitividade e o bem-estar da sociedade. De um universo de três mil projetos nas modalidades reembolsável e não-reembolsável, contratados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, trezentos foram selecionados em uma primeira qualificação. Destes, 144 disputam os prêmios regionais.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio, a presença de dois projetos da UFMS entre os premiados reforça o papel da Universidade como referência regional e nacional em inovação científica e tecnológica. “Esse duplo reconhecimento evidencia a diversidade e a maturidade do ecossistema de inovação da UFMS, que atua de forma articulada em áreas estratégicas como a bioeconomia, o agronegócio sustentável e o desenvolvimento de bioprodutos, em consonância com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2025-2030)”, destacou. Veja mais aqui.

A Medalha Niède Guidon, destinada ao melhor projeto comandado por pesquisadoras, foi entregue para o projeto Facility do Cerrado-Pantanal a bioprodutos foodtech: a primeira plataforma nacional aberta de proteínas e peptídeos com aplicações biotecnológicas, coordenado pela professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição Maria Ligia Rodrigues Macedo. “Ser premiada para representar as mulheres, eu quero dizer para vocês que é muito orgulho. […] Inovar precisa de financiamento. Inovar precisa de políticas públicas. Inovar precisa de comprometimento. Inovar precisa de instituições que apoia inovações. Inovar precisa de paridade. Inovar precisa de equidade. Nós temos 905 prêmios Nobel, 66, recentemente, são de mulheres. Então, eu quero dizer aqui hoje para as minhas alunas, para as minhas colegas, para as minhas pesquisadoras, o grupo de mulheres pesquisadoras desse país: é com inovação, é com agência de financiamentos, a Finep e outros órgãos de financiamento, é com instituições sérias como a minha UFMS, é com meus alunos, é com os meus colaboradores, é com as instituições que nos fortalecem, que nós vamos fazer um país de inovação”, falou a pesquisadora premiada.

Na categoria Infraestrutura de Pesquisa e Desenvolvimento em ICTs, foi premiado o projeto Proinfra UFMS 2024, com o subprojeto Plataforma multiusuária para biofortificação e desenvolvimento de bioprodutos inovadores – Platbio, com participação do pró-reitor Fabrício Frazílio e o professor do Câmpus da UFMS em Chapadão do Sul (CPCS) Paulo Eduardo Teodoro.

“É um prazer imenso, uma felicidade imensa poder participar e receber esse produto. Esse é um projeto importante que está fortalecendo a infraestrutura da Universidade. São mais de 20 programas de pós-graduação da Universidade, que atuam diversos pesquisadores de várias universidades. É muita felicidade, de fato, da gente receber esse [prêmio]”, discursou o pró-reitor.

Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. “Este prêmio dialoga diretamente com a nova indústria brasileira. Como primeira mulher a liderar o Ministério, tenho orgulho de ver o protagonismo das mulheres exaltado”, disse.

“A Finep tem orgulho de estar presente e atuante na Região Centro-Oeste. Entre 2023 e 2025, foram contratados R$ 2,3 bilhões em 319 projetos executados nos quatro estados da região. O ano de 2025, em especial, responde por quase metade dessas contratações, consolidando o Centro-Oeste como um dos espaços mais dinâmicos de investimento em inovação no país”, disse o presidente da Finep, Luiz Antonio Elias. O dirigente comemorou, ainda, a volta do Prêmio Finep após dez anos. “Essas iniciativas mostram que a inovação floresce também nas fazendas, nos laboratórios, nas universidades e nos parques tecnológicos que impulsionam o futuro do Brasil a partir daqui”, completou.

Participaram ainda o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; os diretores de Administração da Finep, Janaina Prevot, e de Inovação, Elias Ramos; e a secretária de Política e Programas Estratégicos do MCTI, Andréa Latgé.

Os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, que será entregue entre os meses de novembro e dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília. Tanto os vencedores regionais como os nacionais receberão um Selo Prêmio Finep de Inovação 2025, para uso em materiais de divulgação do projeto premiado.

A cerimônia de premiação está disponível na íntegra no canal da Finep.

Texto: Thalia Zortéa e Vanessa Amin

Fotos: Finep