Em 2025, a Educação a Distância (EaD) da UFMS completa 25 anos, com mais de 23 mil estudantes em todos os estados do Brasil. Nesta quinta-feira, 27, a Universidade celebra o Dia Nacional da Educação a Distância e se destaca cada vez mais como referência na oferta do ensino superior de excelência. Além da nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), recentemente, a Instituição recebeu o primeiro lugar no Prêmio Estrelas da Educação, na categoria Instituição de Ensino Superior (IES) Pública de Destaque em Educação a Distância.
Para a reitora Camila Ítavo, a modalidade a distância contribui para a democratização do ensino superior de qualidade. “A nossa Universidade tem investido de forma contínua na Educação a Distância porque entende seu papel estratégico para ampliar o acesso ao ensino superior e garantir formação de qualidade. Com o fortalecimento e ampliação da EaD, abrimos o caminho para que mais pessoas possam realizar o sonho da formação superior, incluindo estudantes de diferentes regiões, realidades e ritmos de vida”.
“Para a UFMS, a EaD representa um ganho enorme por ampliar nossa presença em todo o país, fortalecer a inovação acadêmica e nos desafiar a buscar o aprimoramento contínuo das nossas práticas. Crescemos como Instituição quando conseguimos aliar o alcance a mais pessoas e a qualidade no ensino”, avalia a reitora.
A diretora da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Daiani Riedner, ressalta que o grande diferencial da Universidade na EaD é conseguir unir qualidade acadêmica, responsabilidade social e inovação pedagógica. “A Universidade oferece cursos bem estruturados, com nota máxima na avaliação do MEC, o que demonstra rigor na formação e seriedade no acompanhamento dos cursos. Além disso, a UFMS alcança estudantes em todos os estados brasileiros sem perder a proximidade: há tutoria ativa, canais de comunicação acessíveis, apoio pedagógico e tecnológico e um ambiente virtual que favorece a interação, o estudo autônomo e o sentimento de pertencimento. A combinação entre rigor acadêmico, inovação pedagógica, uso estratégico de tecnologias digitais e uma equipe comprometida com o sucesso do estudante faz a EaD da UFMS se destacar no cenário nacional”, destaca.
Para Daiani, o Dia Nacional da Educação a Distância é ainda mais especial após a conquista do Prêmio Estrelas da Educação. “Ser reconhecida como a melhor EaD pública do Brasil mostra que a UFMS oferece uma formação séria, atualizada e alinhada às necessidades da sociedade. Esse reconhecimento ainda fortalece a credibilidade da Universidade, abre novas possibilidades de parcerias e apoios, e aumenta a responsabilidade de manter e aperfeiçoar esse padrão de excelência”.
A trajetória da Universidade com a EaD começou em 1991, por meio do Grupo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matemática no 1º Grau, que oferecia cursos de apoio a distância aos professores da Rede Pública de Ensino. Em 2000, a UFMS passou a ofertar os primeiros cursos de graduação e pós-graduação a distância.
A partir da criação da Agead em 2021, o Programa UFMS Digital se tornou realidade, com o ingresso de mais de 2 mil estudantes em três cursos de graduação no início de 2022. Visando consolidar a EaD como uma ferramenta estratégica para a expansão, democratização do acesso e inovação constante na modalidade, a Universidade foi credenciada, em 2023, junto a Associação Ibero-americana de Educação Superior a Distância e ao Conselho Internacional para Educação Aberta e a Distância. No último ano, a Instituição celebrou o alto desempenho dos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Ciência de Dados, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e Gestão de Mídias Sociais Digitais nas avaliações do MEC.
A diretora da Agead acrescenta que os 25 anos de EaD na UFMS representa uma trajetória de construção coletiva. “Um dos destaques é justamente essa continuidade e sustentabilidade das ofertas, com modernização constante das metodologias e consolidação um modelo pedagógico que hoje atende mais de 23 mil estudantes. Também considero muito significativo o fato de a EaD da UFMS ter se desenvolvido com forte compromisso com a qualidade, evidenciado pelas notas máximas nas avaliações oficiais e pelo reconhecimento em premiações nacionais, ao mesmo tempo em que amplia oportunidades para quem talvez não tivesse acesso à educação superior presencial. Os 25 anos marcam, assim, não apenas uma história de expansão, mas de transformação de vidas, interiorização do ensino superior e fortalecimento da presença da UFMS em diferentes realidades brasileiras”, afirma.
“A EaD da UFMS não se resume a um formato de oferta; ela representa um projeto de Universidade que amplia horizontes e oportunidades. Fazer parte dessa trajetória, como estudante/servidor(a)/colaborador(a), é motivo de orgulho e também de responsabilidade para continuar ajudando a transformar vidas por meio da educação”, reforça a diretora.
Atualmente, o EaD da UFMS possui 13 cursos de graduação e dez cursos de especialização e MBA em 22 polos distribuídos em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Texto: Thalia Zortéa
