Universidade atualiza medidas de proteção, guia de atividades acadêmicas e Plano de Biossegurança

A UFMS está com as orientações referentes às atividades acadêmicas e administrativas atualizadas para o início das atividades em 2022 e do calendário letivo em 7 de março. Foram publicadas no site ufms.br/coronavirus as versões 6.0 do Plano de Biossegurança e do Guia de Atividades Acadêmicas, e no Boletim Oficial da Universidade, a Portaria n° 1.272, que traz as medidas mais recentes de proteção à comunidade universitária em virtude da Covid-19.

“De acordo com o calendário letivo da UFMS, o retorno às aulas está marcado para o dia 7 de março de 2022, de forma presencial, com o uso obrigatório de máscara, álcool e sabão para a higienização. Todo o processo de matrícula dos novos estudantes que estão entrando na Universidade e a renovação da matrícula dos veteranos que estão na UFMS continuam de forma on-line. A UFMS está com o Plano de Biossegurança totalmente atualizado, com diretrizes para todos os câmpus. A Universidade também criou o vacinômentro para monitoramento da cobertura vacinal da comunidade universitária. No nosso Plano não temos a exigência de comprovação de vacina da Covid-19”, explica o reitor da UFMS, Marcelo Turine

A UFMS foi a primeira do país a elaborar um Plano de Biossegurança e, desde o início, tem acompanhado de perto os desdobramentos da pandemia para sua constante atualização. A versão 6.0 traz ajustes relacionados ao cenário de retomada das atividades presenciais e, consequente, à continuidade de ações de biossegurança. No documento, o Comitê Operativo de Emergência (COE) recomendou a adoção de políticas de enfrentamento de acordo com o município onde a Universidade tem câmpus, sendo obrigatório o uso de máscaras, o preenchimento do vacinômetro e adoção de medidas de etiqueta sanitária, com a higienização correta das mãos.

A Universidade foi pioneira, também, no desenvolvimento do Guia de Atividades Acadêmicas, que é voltado aos professores, técnicos-administrativos e estudantes da graduação e da pós-graduação e traz orientações para as ações de iniciação científica e tecnológica, PET, Pibid, Residência Pedagógica, Equipes de Competição, Ligas Acadêmicas, monitoria, tutoria, projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação e programas de assistência estudantil. A versão 6.0 apresenta, ainda, a atualização das especificações do Modelo de Aprendizagem Híbrida que estão diretamente alinhadas com as novas Resoluções dos Conselhos de Graduação (Resolução n. 430 COGRAD, de 16 de dezembro de 2021) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Resolução n. 458 COPP, de 17 de dezembro de 2021), que regulamentam os cursos de Graduação e de Pós-Graduação. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UFMS continua sendo o principal ambiente de compartilhamento dos conteúdos e atividades assíncronas, mas os professores podem continuar utilizando outras tecnologias disponíveis, como Meet, Teams e Classroom, como ferramentas complementares.

Entre as atualizações trazidas pela Portaria Normativa de n° 1.272, estão a permissão para os cursos presenciais realizarem as disciplinas de forma presencial, a distância e/ou de forma híbrida, de acordo com as regulamentações aprovadas pelo Cograd e pelo Copp; a autorização para a abertura de todos os laboratórios das unidades acadêmicas da Cidade Universitária e dos câmpus e a autorização para o funcionamento dos Restaurantes Universitários.

 

Texto: Ariane Comineti