Universidade Aberta à Pessoa Idosa torna-se programa institucional

Foi realizada hoje a solenidade de abertura do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). A Unapi, que antes era um projeto de extensão, ganha mais visibilidade e proporção com a categoria de programa institucional, podendo expandir seu alcance e as atividades oferecidas.

O objetivo da Unapi é atender e acolher a pessoa idosa. São quatro eixos que guiam os participantes: o eixo de inclusão social, o de assistência, o de aperfeiçoamento profissional e capacitação, e o eixo de Ensino, Pesquisa e Extensão.

“As atividades da Unapi envolvem várias ações, projetos e oficinas. Também foi acrescentado um coral e estão previstas atividades esportivas. Essas ações melhoram a auto estima, a saúde e tentam, na medida do possível, fazer com que o idoso seja protagonista do seu processo de envelhecimento”, declara a coordenadora do programa, Suzi Miziara.

Maria José Braga tem 68 anos e conta que nos dois meses em que participa da Unapi sua vitalidade aumentou. “Eu fazia oficina de computação, agora estou na clínica fazendo exercícios físicos e participo do coral. Sou apaixonada pelo coral, estou muito feliz, me sinto mais animada e cheia de vida”.

Em seu discurso, o reitor Marcelo Turine afirmou que poucas universidades possuem programas para idosos e que o objetivo é expandir o Unapi, para que ele atenda mais pessoas e abranja mais áreas do conhecimento.

“Uma pesquisa que saiu recentemente, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), elenca oito macro tendências mundiais de preocupação das políticas públicas e uma delas é o envelhecimento da população brasileira. Nós estamos em torno de 7,8% de pessoas idosas e em 2030 serão 11,4%, há um incremento dessas pessoas e a gente precisa investir para atender esta população com a melhor qualidade possível”, afirma.

Texto e foto: Leticia Bueno