Unidades unem esforços para realização do Integra UFMS em formato digital

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios e proporcionou inúmeras transformações na rotina das pessoas, empresas e instituições. Na UFMS, por exemplo, para dar continuidade ao calendário de eventos, entre eles o Integra UFMS,  unidades se uniram para promover as adaptações necessárias para a sua realização. Desde o ano passado, o evento vem sendo realizado em formato digital e o sucesso da adaptação dos conteúdos e maior acessibilidade foi resultado do esforço conjunto de diversas unidades da Universidade.

De acordo com o coordenador do Integra UFMS 2021 e diretor da Escola de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Auri Frübel, o que parecia um desafio ajudou a ampliar a participação do público. “Uma das vantagens de se realizar o evento virtualmente é a possibilidade de contemplarmos um número maior de trabalhos selecionados, bem como disponibilizarmos essas pesquisas de forma mais acessível e por muito mais tempo, considerando que os mesmos ficarão disponíveis no site integra.ufms.br e nos anais do evento”, disse.

O diretor da Agência de Educação Digital e a Distância, Hércules Sandim, explica que a Universidade está utilizando as tecnologias de informação e comunicação em diversas ações. Além do Integra UFMS, também estão sendo realizados virtualmente outros grandes eventos da Universidade como a Semana de Desenvolvimento Profissional, a Fetec MS e as colações de grau. Tudo adaptado para as plataformas digitais e para o que se tornou um dos meios de divulgação mais utilizados durante a pandemia: as transmissões ao vivo.

Segundo Hércules, a página do Integra UFMS hospeda todas as informações necessárias para a execução da atividade com sucesso.  Antes disso, a submissão dos trabalhos foi realizada no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) e as comissões avaliadoras utilizam diversas tecnologias digitais para controlar as avaliações e dar os feedbacks para os participantes.

“Temos todas as transmissões ao vivo dos webinars do evento diretamente no canal da TV UFMS e o Google Meet. A interação virtual entre os participantes e o palestrante é realizada por meio do chat no Youtube. E enquanto acontece uma transmissão a lista de presença é disponibilizada para acesso aos ouvintes que desejam receber o certificado de participação. Esta lista é integrada ao site do evento e fica disponível apenas durante a transmissão. Por fim, os certificados serão gerados dentro do Sicert o nosso sistema institucional de certificados em cursos, eventos e demais ações de ensino, pesquisa e extensão”, destacou Hércules.

No canal da TV UFMS, além das transmissões, também estão disponíveis os mais de mil vídeos enviados e submetidos para apresentações de trabalhos. Os vídeos estão ligados ao site do evento no qual é possível encontrar o resumo de cada pesquisa. “Dar apoio a esse grande evento que é o Integra é dar visibilidade aos trabalhos dos estudantes de graduação e pós-graduação. É uma grande vitrine. Nós também trazemos para o nosso canal novos seguidores. Cada vez que o público acessa o canal para visualizar os trabalhos ali postados, também entram em contato com outros conteúdos produzidos”, comentou a diretora de programação da TV UFMS, Flávia Leimgruber, sobre a importância de integrar as ferramentas para o engajamento dos conteúdos produzidos por toda Universidade.

Neste ano, a transmissão de atividades do Integra UFMS também está sendo feita pela Rádio Educativa UFMS 99,9. A Rádio e a TV UFMS são vinculadas à Agência de Comunicação Social e Científica da Universidade.

Sobre o evento

O Integra UFMS é considerado o maior evento científico e acadêmico do Estado e tem como objetivo mostrar o da produção acadêmica dos programas institucionais da UFMS de extensão, ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo.

Neste ano foram aprovados 1.047 trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Além da exposição, são realizadas webinars, às 10h, e apresentações culturais, às 18h, durante toda a semana. A cerimônia de encerramento e premiação acontece no sábado, 18, às 10h.

Texto: Vanessa Amin/Bárbara Menezes