Unidades da UFMS compartilham materiais na luta contra o coronavírus

A integração e o contato entre as unidades, por meio das ferramentas de Tecnologia da informação e Comunicação, estão viabilizando diversas trocas de materiais e auxílios entre os câmpus e as faculdades, institutos e escola da UFMS. O objetivo é manter a Universidade ativa, principalmente para contribuir com o combate ao coronavírus.

Com a redução do fluxo de pessoas e trabalhos nos laboratórios, o Instituto de Biociências (Inbio) realizou, no final desta semana, um levantamento de materiais em estoque e que poderiam ser encaminhados a outras unidades da Cidade Universitária.

“Verificamos produtos e materiais de extrema necessidade que possuíamos em boa quantidade e entregamos parte deles ao Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) e à Farmácia-Escola da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan)”, explica o diretor do Inbio Albert Schiaveto. Entre os materiais estão frascos de álcool gel, etanol, luvas de vinil e látex, máscara e tocas descartáveis, levados até o Biotério. “Precisamos manter o Biotério funcionando, pois lá existem colônias de animais que precisam de cuidados. Assim, há uma escala de servidores que se revezam nessas ações. Por isso, os produtos doados para o Humap e Farmácia-Escola foram levados até lá”, diz Albert.

A exemplo do Inbio, outras unidades estão procedendo da mesma forma. A Faculdade de Odontologia (Faodo) também fez um levantamento e está disponibilizando frascos de álcool gel, luvas e máscaras que serão repassados para a Facfan e Faculdade de Medicina. “É um momento que exige consciência, precisamos pensar nas pessoas. Por isso estamos disponibilizando esses produtos, pois há necessidade emergencial nessas unidades”, comenta o diretor da Faodo Paulo Zárate.

 

Texto: Vanessa Amin / Fotos: Inbio