Com recursos nacionais garantidos para 2015/2016, o projeto de extensão da Universidade Aberta a Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) formou hoje sua terceira turma. Os 25 idosos formandos receberam em solenidade realizada no auditório do LAC, nesta tarde, certificado de conclusão do ano letivo 2014.
Palestras, pilates, alongamento, caminhada, aulas de informática, dança de salão, entre outras, compõem parte das atividades realizadas em três encontros semanais com acadêmicos do curso de Fisioterapia, na Unidade XII da UFMS.
O Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Valdir Souza Ferreira destacou que esse é um projeto de extensão, de sucesso, de grande relação com a sociedade. “Agora mais recursos foram captados para os próximos dois anos, em edital nacional, o que mostra a qualidade do projeto”, afirmou.
Segundo a coordenadora da UnAPI, professora Suzi Rosa Miziara Barbosa, o projeto proporciona troca de saberes de mão dupla. “É um projeto de importância fundamental para a formação pessoal e profissional dos acadêmicos que levam para casa tudo o que aprendem nesse relacionamento semanal com os idosos”.
Com indicação médica para voltar a estudar, após um AVC, Érlio Fretes, 70 anos, está há três anos na UnAPI. “É incomensurável a natureza social desse projeto, que preenche o tempo do idoso com saber, coletividade e amizade”, diz o aluno que tem especial preferência pelas aulas de informática.
Vítima de depressão, Luiz Carlos Avelar, 73 anos, começou a participar da UnAPI, ao lado da esposa Josefina Avelar, 69 anos. “Eu já me sinto bem melhor. Gosto de todas as atividades que fazemos”, garante o aluno que entrou na Universidade em 2014 e afirma voltar para a nova turma de 2015.
