A avaliação das disciplinas ministradas no segundo semestre de 2024 pode ser preenchida até hoje, 11, por estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Universidade. O procedimento deve ser feito pelo Sistema de Avaliação Institucional, de forma voluntária e anônima.
A presidente da Comissão Própria de Avaliação, Jacyara de Souza, reforça que a participação permite a identificação de pontos fortes e aspectos que precisam de melhorias nas disciplinas ministradas na Instituição. “Com base nesses dados, professores e coordenadores podem implementar medidas para aprimorar as metodologias de ensino, atualizar conteúdos programáticos, melhorar os recursos didáticos e aperfeiçoar as práticas pedagógicas”, explica.
Nesta etapa, o estudante poderá avaliar a disciplina e o desempenho docente em relação ao Plano de Ensino; a bibliografia indicada e os conteúdos abordados; a coerência entre os temas trabalhados em cada disciplina e as avaliações; os prazos para divulgação/entrega das notas; a didática e competência técnica dos professores; a ética, respeito e cordialidade visando o bom relacionamento entre estudantes e docentes; entre outros aspectos. Também há um espaço para autoavaliação, considerando a atenção às aulas; dedicação às atividades; assimilação dos conteúdos, etc.
“Sua opinião é muito valiosa para a melhoria contínua da UFMS. Ao responderem à avaliação, vocês estarão exercendo seu papel de protagonistas na construção de uma Universidade melhor, de um ambiente acadêmico inovador e colaborativo, que atenda às suas necessidades e expectativas”, convida Jacyara.
Até o momento, os Câmpus de Naviraí, Nova Andradina e de Coxim lideram o ranking de preenchimento da avaliação institucional, ocupando o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. O acompanhamento pode ser feito aqui. O preenchimento resulta ainda na emissão de certificado de participação para estudantes e professores.
Os resultados das avaliações anteriores, bem como as ações implementadas pela Universidade como resultado da participação da comunidade universitária podem ser conferidos na página da Diretoria de Avaliação Institucional.
Texto: Thalia Zortéa