A sociedade sul-mato-grossense tem até hoje, 19, para contribuir com a construção coletiva das políticas e metas da Universidade, por meio da UFMS Participativa. A plataforma é uma das ações da comissão estratégica voltada para identificar as demandas da sociedade e temas relevantes e prioritários a partir da participação social, para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) integrado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 2025 a 2030.
A UFMS Participativa foi inspirada no modelo de trabalho adotado pelo Plano Plurianual Participativo do Governo Federal. Ao longo das últimas semanas, foram realizadas audiências públicas em todos os câmpus, com o objetivo de apresentar a plataforma ufms2030.ufms.br e ouvir as sugestões, propostas e expectativas da comunidade. Nesta segunda-feira, 18, o Câmpus de Paranaíba (CPar) recebeu a última rodada participativa.
A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica e integrante da comissão estratégica, Rose Pinheiro, destacou a importância de ouvir a comunidade para a construção do novo PDI da Universidade. “Foi muito rico colher esses sonhos, as sugestões, as ideias, as necessidades, as demandas de Paranaíba. Ouvir as pessoas e elas também terem a oportunidade de expressar aquilo que elas estão pensando”, afirmou. “Foi muito legal estar aqui, mais uma vez, em Paranaíba, ouvindo a comunidade. E a gente tá sempre atento a essas sugestões e esperando que vários desses projetos sejam realizados em um período de médio, longo prazo, mas que logo a gente possa ver esses frutos”, complementou.
“A audiência pública da UFMS Participativa foi um evento muito significativo aqui para o nosso Câmpus. Trouxe para a nossa comunidade acadêmica e para a comunidade local a possibilidade de se envolver ativamente na definição das novas metas para o PDI 2025-2030. Eu vejo que, ao realizar essa audiência, a UFMS cria um espaço onde os estudantes, os professores, os servidores como um todo, e a comunidade podem contribuir com sugestões e propostas e isso também acaba estreitando os nossos laços”, acrescentou a diretora do CPar, Andreia Cristina Ribeiro.
Como participar?
Na página ufms2030.ufms.br, está em destaque o botão “Participe”. A comunidade deve acessar a plataforma e realizar o login com o Passaporte UFMS ou se identificar por meio do cadastro do Gov.br. “Esse ‘Participe’ nos leva para uma plataforma ‘Que Universidade queremos’. Você pode participar construindo a sua proposta, a proposta de cada um para a Universidade, e apoiando as propostas que já estão presentes ali”, explica a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão.
A pró-reitora enfatiza o sucesso da plataforma até o momento. “Já temos muitas contribuições, sugestões, apoios, observações e registros. Ficamos muito satisfeitos com essa posição porque o que a gente quer é construir um planejamento com a participação de todos. Participe, dê apoio às ideias e propostas que estão no portal”.
O PDI e PPI refletem o perfil da Universidade e sua diretriz para atuação junto à comunidade universitária. Os documentos são instrumentos de gestão que definem a missão, a visão, os valores e as estratégias da UFMS; instituem as diretrizes pedagógicas e administrativas; e orientam as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas. O intuito é que o texto final, com objetivos, metas e indicadores definidos, esteja pronto para aprovação do Conselho Universitário em dezembro deste ano.
Texto: Thalia Zortéa e Mylena Rocha
Fotos: Dalton Sousa