UFMS Sustentável: banners da SBPC são doados para confecção de novos produtos

Na tarde desta terça-feira, dia 1, mais de 150 banners destinados para divulgação visual durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) foram doados para a Incubadora Municipal Zé Pereira, onde serão reutilizados na confecção de novos produtos.

A professora Luciana Montera, organizadora local da SBPC 2019, explica que a ideia surgiu da percepção de que muitos dos materiais não seriam utilizados novamente pela Universidade. “Notamos que todo o material seria descartado, porque era específico do evento, então desde o início pensamos em ter uma destinação correta para todos esses banners”.

O novo destino do material impresso com a identidade visual do evento foi entregue para a Incubadora. A partir dos banners, mochilas, sacolas, malas, bolsas térmicas e outros produtos serão criados. A artesã Virginia Maciel Valentin participa há um ano do projeto municipal e conta sobre a preocupação em usar sua arte para preservar o meio ambiente e ter uma renda. “A maior importância dessa doação da Universidade é que estamos tirando da natureza e criando um produto que será usado novamente”.

A gerente das Incubadoras Municipais, Tereza de Oliveira Teixeira, conta que ali existem duas incubadoras na área do artesanato que poderão utilizar o material doado. “O que antes seria lixo, agora estamos criando novos produtos e ganhando dinheiro com isso”. Em Campo Grande, há quatro incubadoras municipais que atuam nas áreas de artesanato, alimentos, tecnologia de ponta (saúde) e têxtis e afins.

A doação faz parte da campanha institucional UFMS Sustentável, que tem como objetivo promover consciência ambiental e criar novas alternativas para o desenvolvimento sustentável da Universidade.

Texto e foto: Gustavo Zampieri