Como parte das ações em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a semana de 5 a 9 de junho, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR), realizará nos dias 5 e 6 de junho o II Simpósio de Meio Ambiente e Gestão Urbana – Um Olhar Integrado.
O evento propõe ampla reflexão sobre a importância da integração das políticas públicas de gestão urbana, abrangendo os diversos aspectos presentes na atualidade, diferentes olhares e setores. De forma inovadora, serão expostos elementos dinâmicos e transversais presentes na realidade local que poderão encontrar desdobramentos e soluções para o desenvolvimento local sustentável.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da SEMADUR http://www.capital.ms.gov.br/semadur.
O evento terá início no dia 05 de junho, às 18h, com o credenciamento e entrega de material aos participantes, no Complexo Multiuso da UFMS, Auditório 2, em frente ao Teatro Glauce Rocha.
As 20h a palestra magna “Desenvolvimento e Gestão Urbana Sustentáveis/Desafios e Possibilidades”,será ministrada pelo arquiteto e urbanista Roberto Montezuma Carneiro da Cunha, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também Presidente do Instituto ARQBR – Arquitetura Brasil.
No dia 6 de junho, a partir das 8h, o II Simpósio terá continuidade com a Palestra/Painel: “Arborização Urbana – Benefícios no Planejamento Ambiental das cidades”, a ser ministrada pelo arquiteto e urbanista, Professor Doutor da UFMS, Gutemberg Weingartner. Como mediadores convidados, teremos o professor Geraldo Alves Damasceno Junior, a professora Ieda Maria Bortolotto, ambos da UFMS, o professor Cristiano Pereira da Silva, da Faculdade UNIGRAN/Capital e Gisselli Giraldelli, agente fiscal de Meio Ambiente da Semadur.
Ainda no período matutino, a programação prevê a Palestra/Painel: “Espaços Públicos e qualidade de vida nas cidades (Ressignificação dos espaços: Parques e Jardins Urbanos), também ministrada pelo professor da UFMS, Gutemberg Weingartner, tendo como mediadores convidados, Nilde Clara de Souza Benites Brun, Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, professor Geraldo Alves Damasceno Junior, professor Ieda Maria Bortolotto, professor Cristiano Pereira da Silva, Vereador Eduardo Romero, Coordenador Nacional da Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas Gisselli Giraldelli, Agente fiscal de Meio Ambiente da Semadur.
No período vespertino, a partir das 14h, o II Simpósio propõe a Palestra/Painel: “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE-MS) – Um Olhar Integrado para o Meio Ambiente e a Gestão Urbana”, que será ministrada pelos Promotores Luciano Furtado Loubet, Diretor do Núcleo Ambiental do MPE-MS e Andréia Cristina Peres da Silva, da 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.
O Simpósio realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS).
Mais Informações no telefone:3314 3297.
