A UFMS recebeu na terça-feira, 29, em Brasília, o Prêmio Capes – Elsevier. Em sua sexta edição, o Prêmio reconhece as 13 instituições brasileiras de Ensino e Pesquisa que se destacam pela excelência na produção científica.
As categorias da premiação foram: Impacto da Colaboração Internacional; Crescimento da Produção Científica; Colaboração Universidade-Empresa; Contribuição para a Pesquisa de Covid-19;
Produção Científica Citada em Políticas Públicas e Produção Científica de Maior Impacto.
A UFMS foi premiada na categoria Crescimento da Produção Científica.
Para o reitor Marcelo Turine o prêmio é o reconhecimento de um trabalho coletivo em prol da Ciência. “Queremos parabenizar os nossos pesquisadores pela produção científica e pela referência para o Brasil e para o mundo. É muito gratificante sermos reconhecidos”.
Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica no período de 2017-2021, norteadas pelo manual “Research Metrics Guide Book”.
A metodologia da premiação contemplou mais de um indicador bibliométrico por categoria, que são: 1) colaboração internacional; 2) colaboração universidade-empresa; 3) crescimento da produção científica; 4) produção científica de maior impacto; 5) contribuição para pesquisa de Covid-19; e 6) produção científica citada em políticas públicas.
Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma Fundação, vinculada ao Ministério da Educação, responsável pelo sistema de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Ela fomenta, avalia e regula a pós-graduação no país, estabelecendo critérios que norteiam as instituições de ensino e pesquisa na busca por um padrão de excelência.
Elsevier
A Elsevier é uma empresa editorial holandesa especializada em conteúdo científico, técnico e médico. Com sede localizada em Amsterdã, a companhia tem operações em todo o mundo.
Texto: Crislaine Oliveira, com informações da Assessoria de Comunicação da Elsevier
foto: Reitoria/UFMS