No dia 4 de setembro, segunda, foi iniciada a terceira turma do Curso de Formação Inicial à Docência da UFMS. O curso é ministrado a todos os docentes ingressantes na UFMS , desde 2015, e tem como objetivo fornecer a base para a inserção dos docentes na Educação Superior na UFMS e orientá-los na operacionalização das concepções administrativas e pedagógicas.
De acordo com a professora Edna Scremin Dias, Chefe da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (SEDFOR), o percurso formativo de cada docente que ingressa na UFMS é muito distinto, considerando especialmente os profissionais bacharéis que ainda não tiveram contato com as disciplinas e práticas pedagógicas. “A ideia deste curso é inserir os docentes na realidade institucional e motivá-los a participarem efetivamente dos processos formativos de nossos acadêmicos, sobre bases conceituais sólidas”, enfatiza.
“Este espaço de formação permitirá a reflexão e a avaliação da formação atual do Professor Universitário de nossa IES, bem como ao desafio da construção de práticas pedagógicas inovadoras e integradoras e para a construção de conceitos que envolvam as dimensões de práticas plurais e interdisciplinares”, explica Edna, que salienta que também serão abordados na Formação Inicial, aspectos sobre a legislação e documentos normativos internos, e suas implicações nos processos de ensino-aprendizagem dos acadêmicos da UFMS.
Serão trabalhados 4 módulos, em 80 horas de curso, sendo 64 horas/aula na modalidade à distância no ambiente Moodle e 16 horas/aula presenciais. “É muito importante que, neste momento o docente possa refletir sobre seu papel e suas contribuições para UFMS e na Unidade de Administração Setorial para a qual foi selecionado”, pontua a professora. Neste sentido, a primeira atividade do curso consiste em apresentar sua visão atual, comprometimento para desenvolver as ações de ensino, pesquisa, extensão e na pós-graduação e apresentar o diferencial de sua atuação, no que se refere as disciplinas e ao curso para o qual foi contratado.
Além disso, a UFMS quer discutir, no âmbito desta formação, as competências interpessoais e a humanização no ensino superior, bem como a relação entre docentes e estudantes nas atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e para além da academia, objetivando construir uma ambiência agradável de convívio e de respeito aos direitos humanos na instituição, bem como ter-se a clareza dos deveres institucionais e no serviço público.
