UFMS promove circuito que une tecnologia, inovação e impacto social

Nos dias 12 e 13 de novembro, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realiza o 3º Circuito de Inovação e Tecnologia em Engenharia (Cinoteng). O evento, organizado pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), será no Auditório 1 do Complexo Multiuso e deve reunir estudantes, professores e profissionais interessados em discutir o futuro das Engenharias e sua relação com o mercado de trabalho.

A realização tem o apoio e parceria do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Mato Grosso do Sul (Senge-MS) e do Observatório do Ecossistema de Inovação Social de Mato Grosso do Sul (Obseis-MS). A comissão organizadora é integrada pelo coordenador do circuito, professor Marcos Lucas, pela representante do Obseis-MS, professora Izabela Leite, pelo professor Francisco Bayardo e pelos estudantes da Faeng.

O principal objetivo é promover o desenvolvimento de práticas profissionais e ampliar o debate sobre as habilidades e competências dos engenheiros na região Centro-Oeste. De acordo com a professora Izabela Leite, o evento “busca complementar a formação acadêmica ao expor os desafios enfrentados pelos jovens no mercado de trabalho e sua futura interação com os trabalhadores, sob a perspectiva das demandas do mercado, qualificação profissional e tendências emergentes”. Ela explica que, nesta edição, o tema central será a Quíntupla Hélice, modelo que integra políticas públicas, empresas, universidades, sociedade e meio ambiente “como meios catalisadores de mudanças significativas no estado do Mato Grosso do Sul”.

Ainda conforme a professora, o Cinoteng chega a sua terceira edição como evento já consolidado e leva a união entre os cursos de engenharia da UFMS com um dos seus principais pilares. “Sob essa ótica, busca promover debates de alta relevância técnica e científica no campo das Engenharias”. Para ela, a colaboração com o Obseis-MS amplia a proposta do circuito trazendo um novo enfoque extensionista e social por meio da Feira de Inovação Social. O espaço reunirá projetos sociais e empreendedores locais, que irão apresentar seus produtos, serviços e iniciativas à comunidade acadêmica, promovendo um ambiente de troca de experiências, conexões e valorização de soluções sustentáveis e de impacto social.

A programação, disponível neste link, inclui palestras, painéis e minicursos sobre infraestrutura, sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia aplicada à engenharia. A participação é gratuita, e os organizadores convidam o público a contribuir com um pacote de fraldas adulto tamanho GG, que será destinado ao Hospital São Julião. “Essa ação solidária reforça nosso compromisso com o impacto social e o engajamento comunitário”, completa.

As inscrições podem ser feitas no local do evento ou aqui.

Texto: Heloísa Garcia e Ariane Comineti