UFMS participa de conferência sobre governança pública e combate à corrupção

Gestores públicos municipais, estaduais e federais participaram ontem (7) da 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção – Ferramentas de Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública. O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e instituições de controle como a Controladoria-Geral da União no Estado de Mato Grosso do Sul (CGU-MS), a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS) e a Controladoria-Geral do Município de Campo Grande (CGM).

Na conferência foi apresentado o relatório final da auditoria operacional, que tem como relatores o Ministro do TCU Augusto Nardes e o Conselheiro Ronaldo Chadid pelo TCE-MS, com o objetivo de avaliar a fragilidade das organizações públicas do Estado do Mato Grosso do Sul ao risco de ocorrência de fraude e corrupção.

O reitor Marcelo Turine destacou a importância de ferramentas de controle na gestão. “Esse referencial criado vai ajudar muito para que as nossas instituições criem normativas para fazer com que o recurso público seja aplicado de forma mais coerente, consistente, e tenham maior eficiência na gestão pública. Quero parabenizar o TCU e o TCE-MS pelo evento inédito”, afirmou.

Em 2018 a UFMS apresentou o menor índice de fragilidade de controle de fraude e corrupção entre todas as Instituições Federais de Educação do Brasil no relatório realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Texto: Ariane Comineti – com informações do TCE-MS