Na última quarta-feira, dia (8) foi lançado, na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o novo tema do Agrinho 2017: “Cultivando saúde, colhendo qualidade de vida”. Mais de 700 pessoas dos 58 municípios participantes marcaram presença no evento que representa a maior iniciativa de responsabilidade social do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural.
O Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine participou da cerimônia de lançamento e destacou a importância do projeto. “Investir na educação Infantil é uma estratégia fundamental de combate estrutural à pobreza e à desigualdade. Certamente, este é o caminho para desenvolvermos melhor o Brasil; cuidando das nossas crianças, estamos cuidado do futuro do país”, comentou.
De olhos nos índices, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, também defendeu que a educação é uma ferramenta de transformação social. “Investir nas crianças hoje para termos um futuro melhor amanhã. Mato Grosso do Sul é um dos estados que possuem menor evasão escolar no ensino fundamental”, disse Saito.
Em sua fala, Saito fez referência ao desenvolvimento do programa Agrinho que, nesta edição, atenderá mais de 184 mil alunos, capacitando cerca de 8 mil professores. O foco do programa é desenvolver os Temas Transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, com foco na sustentabilidade, valores e conexão campo cidade.
A iniciativa do Sistema Famasul e Senar/MS conta com a parceria do Governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Educação SED, SEMADE – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, SEPAF – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e da FCMS – Fundação de Cultura, além das prefeituras por intermédio das secretarias municipais de educação.







