UFMS oferece oportunidade para profissionais da Educação que desejam cursar o Ensino Superior

Os profissionais da Educação de nível médio têm mais uma semana para participar da seleção para ingresso em cursos presenciais na Cidade Universitária, em Campo Grande. O prazo para inscrição no Programa Especial de Educação Digital e Inovadora no Ensino da Graduação foi prorrogado, e termina no dia 21 de fevereiro. São 320 vagas disponíveis, distribuídas igualmente em quatro cursos de licenciatura. 

Além da ampliação do prazo de inscrições, outra novidade é que os profissionais da Secretaria de Estado de Educação (SED) também poderão concorrer às vagas. O diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Hercules da Costa Sandim, aponta que, inicialmente, as vagas seriam disponibilizadas apenas para trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

“As oportunidades são para aqueles que residem em Campo Grande ou regiões do entorno, por conta dos cursos serem presenciais. De modo geral, podem participar profissionais da SED e Semed que tenham o ensino médio ou candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio nos últimos cinco anos”, detalha o diretor. 

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Anderson Viçoso de Araújo, explica que o processo seletivo tem como principal objetivo oferecer capacitação para os profissionais que atuam na educação da rede pública. “O quantitativo de vagas demonstrado no edital será oferecido prioritariamente pelos trabalhadores de educação da rede pública.

As oportunidades são voltadas a trabalhadores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os inscritos com a nota do Enem, há o compromisso de realizarem um ano de residência docente na rede pública.

Há vagas para as licenciatura em Ciências – Interdisciplinar, Letras – Português, Matemática e Pedagogia. Os cursos são oferecidos em rede pela UFMS, a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os aprovados iniciarão as aulas ainda no primeiro semestre.

O diretor da Agead afirma que é o primeiro processo seletivo do Programa Especial. “Este programa tem como objetivo elevar a taxa de matrícula na educação superior em Mato Grosso do Sul e assegurar a qualidade da oferta de novos cursos de graduação, em caráter temporário. Esses novos cursos são ofertados pela Agead”.

Inscrições

As inscrições são realizadas no portal Inscrição UFMS. O candidato deve clicar no botão “Cadastrar-se” e preencher as informações solicitadas. A liberação à Área do Candidato será confirmada por e-mail. O interessado deve informar para qual curso deseja concorrer e selecionar se irá participar com comprovação de vínculo junto à Semed ou SED em Campo Grande ou com a nota do Enem.

O resultado preliminar, a classificação final e a convocação para matrícula serão publicados no portal Ingresso UFMS. Confira o edital para mais informações:

Download (PDF, 595KB)

Texto: Mylena Rocha