UFMS licita operação nos Restaurantes Universitários de Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas

Nos dias 15, 16 e 17 de março a UFMS realiza pregões eletrônicos para a contratação de pessoas jurídicas para operação dos Restaurantes Universitários dos câmpus de Aquidauana, Três Lagoas e do Pantanal, em Corumbá. As empresas deverão atuar no preparo e distribuição de refeições no almoço e jantar e na operacionalização e desenvolvimento de todas as atividades envolvidas na comercialização, venda de créditos, planejamento de cardápios, produção, transporte e distribuição de refeições, padrão e vegetariana.

“Precisamos atender às necessidades da comunidade acadêmica da UFMS em todas as suas unidades. Assim, de acordo com a política de ocupação de espaços físicos da Universidade e com as normas de licitação, estamos contratando empresas responsáveis por garantir uma alimentação higienicamente segura e com melhor custo benefício para todos”, disse o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi) Augusto Malheiros.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert Schiaveto de Souza, explicou que o governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação e das universidades públicas, tem grande preocupação em proporcionar as melhores condições de estudo aos alunos, por isso desenvolve programas que incentivam a permanência no ambiente universitário. Informou que entre eles está o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), por meio do qual recursos são destinados a cada universidade para que criem essas condições, principalmente para os estudantes considerados vulneráveis socioeconomicamente.

Assim, as universidades ofertam assistência estudantil financeira direta, como os auxílios permanência, moradia, alimentação e creche, e também assistência indireta, com o uso dos recursos para promover as condições de permanência. “Os Restaurantes Universitários são uma forma indireta. Com eles subsidiamos a alimentação dos estudantes vulneráveis, criando condições de uma boa alimentação a um baixíssimo custo, e nos câmpus onde não há RU, há o auxílio alimentação. É fundamental esse tipo de assistência estudantil para que nossos estudantes continuem conosco nas melhores condições de estudo”, apontou.

 

Pregões

O diretor de Gestão de Contratações da Proadi, Marcio de Aquino, destacou que o modo de disputa dos pregões é aberto e o critério de julgamento é o menor preço por item e de ampla participação. O diretor ressaltou que as empresas interessadas devem ter registro cadastral no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), entre outras exigências.

Os pregões têm abertura programada para as 9h30 no horário de Brasília, no Portal de Compras do Governo Federal: Comprasnet. Os editais e demais informações sobre cada pregão podem ser obtidos na página da Proadi, nos links a seguir:

 

15/03 – Câmpus de Três Lagoas

 

16/03 – Câmpus do Pantanal (Corumbá)

 

17/03 – Câmpus de Aquidauana

 

Dúvidas e outras informações podem ser encaminhadas para o e-mail pregao.proadi@ufms.br.

 

 

 

Texto: Ariane Comineti