Com o objetivo de planejar as ações para os próximos três anos, a UFMS lança na segunda-feira, dia 28, o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). A Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) pretende criar uma cultura de planejamento estratégico, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2015/2019).
“O PDU consolidará a cultura de planejamento alinhada ao PDI e permitirá às UAS conhecer os desafios e oportunidades para alcançar os seus objetivos”, explica a pró-reitora Dulce Maria Tristão.
Na segunda-feira todos os diretores estarão reunidos para iniciarem o processo de elaboração do PDU 2018/2021. A ideia é capacitar as unidades para que elas tenham competência e autonomia para planejar e construir o futuro da Instituição.
“Consciente dos desafios inerentes à gestão pública, a UFMS tem se empenhado em consolidar uma prática organizativa em que a modernização e a transparência dos processos sejam um imperativo para a tomada de decisão. Nessa perspectiva, o esforço para operacionalizar as estratégias conduz necessariamente à implementação de procedimentos e sistemas que apoiem a gestão universitária em relação à qualidade, à eficácia e, sobretudo, à aprendizagem organizacional”, afirma Dulce.
Segundo a Proplan, o PDU é uma proposta estratégica dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional com mais dinamicidade pelo fato de conter metas e ações a serem tomadas em um espaço de tempo mais curto e de forma objetiva. O Plano de Desenvolvimento da Unidade estará estruturado em cinco eixos estratégicos: 1) Histórico da UAS; 2) Gestão da UAS; 3) Organização Acadêmica; 4) Políticas de atendimento aos discentes; e 5) Planejamento tático-operacional.
Com a elaboração do PDU, a Proplan espera alcançar muitos benefícios, entre eles: a melhoria na comunicação interna e externa; a capacitação de uma tomada de decisões de forma mais assertiva; maior delegação administrativa; e a melhoria no desempenho organizacional da Unidade.
