UFMS integra Rede de Ouvidorias de Mato Grosso do Sul

Nesta manhã (31), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Ministério Público Estadual assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fortalecer a transparência na gestão pública e incluir a UFMS na Rede de Ouvidorias do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Acordo de Cooperação Técnica estabelece algumas considerações, visto que as Ouvidorias Públicas são um importante mecanismo de participação e contribuição para o controle social da Administração Pública, bem como, o de fortalecimento da democracia participativa e do monitoramento das políticas públicas. Por meio da ação das Ouvidorias é possível garantir a efetiva qualidade dos serviços públicos prestados nos órgãos públicos, fomentando e consolidando a participação popular na gestão.

“Com a inclusão da UFMS na Rede de Ouvidoria do MS, isso amplia nossa atuação, não somente no âmbito da universidade, como também nos demais órgãos, porque você estreita o relacionamento com eles, e isso permite que tenhamos uma atuação mais significativa”, explicou  Fernando Lopes Nogueira, Ouvidor da MS.

Ainda segundo Fernando, o objetivo da Ouvidoria da Universidade é criar padrões de atendimento que sirvam de modelos para todas as Universidades do Brasil. “A partir da Rede de Ouvidoria podemos definir uma padronização da atuação das ouvidorias, visando, então, o mesmo atendimento e a mesma normatização em todos os casos para que haja um melhor atendimento para a sociedade”, completa.

Nesse contexto, a Rede de Ouvidoria de MS vem promover a atuação integrada e sistêmica das Ouvidorias no Estado, com a finalidade de qualificar a prestação de serviços públicos e o atendimento aos cidadãos, dentre outros.

O Procurador de Justiça e Coordenador da Rede de Ouvidorias de MS, Olavo Monteiro Mascarenhas, explica que a relevância da Rede está no empenho dela em aprimorar as práticas. “Uma das funções da Ouvidoria é ouvir diferentes formas de manifestação dos cidadãos. E é por isso que a Rede de Ouvidorias é importante. Porque ao ouvir diferentes formas estamos realizando o primeiro atendimento ao cidadão e a Rede vem para capacitar o trabalho dos ouvidores”.

Para o Reitor da UFMS, esse feito inédito só reforça o compromisso da universidade com a transparência. “Fazer parte da Rede de Ouvidorias é algo de extrema importância. Teremos a oportunidade de trabalhar em conjunto com diversas instituição do Estado para aprimorar nossos mecanismos de atendimento. Isso vai ampliar não apenas a transparência, mas assegurar maior integridade institucional da UFMS, afirmou Turine.