UFMS fortalece função social do campus de Aquidauana

Com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a UFMS está investindo no campus de Aquidauana para fortalecer sua função social na cidade e região. O objetivo é ampliar a oferta de cursos tanto presenciais quanto em EaD.

Entre as diversas iniciativas para fortalecimento do campus, estão programas e parcerias nas áreas de Formação de Professores, Capacitação de Gestores Públicos, Agricultura Familiar e Aldeias Indígenas. Para auxiliar na ampliação dos polos regionais de Aquidauana e Anastácio, a UFMS pretende ampliar as ações com as aldeias da região e promover a inovação como instrumento para geração de emprego e renda.

Nesse sentido, foi aprovada a atuação do campus de Aquidauana, e todos os outros campi da UFMS, como polo do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Essa iniciativa é resultado da política de fortalecimento da Educação na modalidade a distância da UFMS e tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior e à formação continuada para um número cada vez maior de estudantes e profissionais, atendendo às necessidades da comunidade sul-mato-grossense.

Todos esses compromissos foram assumidos pela Administração Central da UFMS em reunião com professores, técnicos e estudantes durante a visita da Reitoria Itinerante, realizada em 14/11/2017.

No ano passado, o campus de Aquidauana recebeu cerca de R$ 23 milhões para Despesas de Pessoal, Assistência Estudantil, Investimento e Manutenção. A unidade possui um total de 80 docentes e 45 técnicos para atender os 11 cursos de graduação e um de mestrado. Atualmente o campus atende cerca de 1500 alunos nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Intercultural Indígena (Licenciatura), Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo, e Mestrado em Geografia.