UFMS firma protocolo de intenções com Sistema OCB/MS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por intermédio de sua Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA), firmou nesta tarde, dia 24 de abril, um protocolo de intenções com o Sistema OCB/MS – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Mato Grosso do Sul (OCB/MS) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/MS)

Com assinatura do protocolo, a primeira ação a ser desenvolvida dentro de seu escopo, será a criação do Observatório das Cooperativas de Mato Grosso do Sul. O projeto abarcará diversas ações de promoção ao cooperativismo no Estado.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a assinatura é a realização de um sonho de longa data. “Nós estamos assinando aqui hoje algo que desejávamos há muito tempo, um acordo entre o Sistema de Cooperativas sul-mato-grossenses e a UFMS, para fortalecer nossas cooperativas”, disse Celso.

O presidente do Sistema OCB/MS lembra que as cooperativas ocupam um espaço importante na economia de Mato Grosso do Sul. Elas representam 10% do PIB do Estado, tendo uma atuação forte nos segmentos do agronegócio, crédito, saúde e transporte.  Nesse sentido, ele acredita que o acordo com a UFMS vai impulsionar o setor. “Esse acordo de cooperação vai transferir as essas cooperativas pesquisas, conhecimento científico e toda tecnologia necessária para melhorar a gestão de cada uma delas”, explicou Celso.

Para o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, a ciência precisa entrar nesse processo de auxiliar cada vez mais o movimento do cooperativismo. “Esse acordo vai abraçar um pouco do nosso sonho de ter a UFMS como grande pilar do desenvolvimento do Estado e da sociedade sul-mato-grossense. E por meio desse acordo, vamos contribuir para a construção de uma educação que seja referência e a base para um novo tempo de cooperação”, concluiu Turine.