UFMS e UTFPR são pioneiras na implantação do aplicativo Jornada do Estudante

Nessa terça-feira, 28, o reitor Marcelo Turine e o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda, participaram do lançamento oficial do aplicativo Jornada do Estudante, uma nova forma de comunicação do Ministério da Educação (MEC) com os estudantes do país. O evento foi realizado em Brasília.

De acordo com o MEC,  a ferramenta visa contribuir diretamente no estabelecimento de uma visão integrada da trajetória dos estudantes, com a disponibilização de um aplicativo mobile gratuito e multiplataforma, contendo os dados pessoais, dados institucionais, cursos e disciplinas, na qual estarão consolidadas diversas soluções e iniciativas, envolvendo Tecnologia da Informação, para apoio às redes educacionais .

Reitor Marcelo Turine no lançamento do aplicativo, em Brasília.

Nessa primeira versão do aplicativo, constarão apenas os dados dos estudantes que estão cursando o nível superior. A  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)  e  a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) são as instituições piloto para implantação da ferramenta.  Nas próximas versões, serão incluídas outras instituições e níveis de ensino.

“Em nome das universidades, é um orgulho muito grande participar desta iniciativa da qual a UFMS é parceira. Estamos muito felizes  em testemunhar essa entrega para os nossos estudantes brasileiros”, disse o reitor Marcelo Turine.

Com a divulgação do aplicativo, as instituição de ensino poderão aderir e disponibilizar os dados. O processo será realizado de forma gradativa e transparente, com o objetivo de proporcionar a inclusão da cultura digital para toda a educação brasileira. “Hoje, o estudante de graduação da UFMS já tem acesso ao aplicativo e caso não tenha, pode solicitá-lo pela própria ferramenta”, relata o diretor da Agetic, Luciano Gonda.

O aplicativo

O estudante de graduação da UFMS precisa baixar o aplicativo Jornada do Estudante na loja virtual, de acordo com sistema operacional utilizado e fazer o login com os dados da conta gov.br. A partir daí, terá acesso a informações como inscrições do Sisu, Enem, e etc. Na aba “Minha Jornada”,  terá acesso a informações gerais, estatísticas de progresso disciplinas cursadas e/ou em andamento. Também estarão disponíveis o diploma digital organizado por curso. Todas informações são geradas com segurança e autenticação da Tecnologia Blockchain, para que o estudante possa visualizar, baixar e compartilhar.

A construção desta plataforma está fundamentada pelos princípios do Plano Nacional de Educação da Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e das Diretrizes e Bases da Educação Nacional da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e concebida para atender a Estratégia da Educação e a Política Nacional de Modernização do Estado, conforme Decreto Nº 10.609, de 26 de janeiro de 2021, alinhados à Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula a Lei de Acesso à Informação (LAI) e à Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Diploma Digital

Em dezembro de 2021, A UFMS  tornou-se a primeira universidade do país a emitir o diploma digital, o qual, futuramente,  será integrado ao aplicativo Jornada do Estudante.

UFMS é a primeira universidade federal a emitir diplomas digitais na plataforma MEC/RNP

Texto: Crislaine Oliveira, com informações do Ministério da Educação