UFMS e Universidade de Santiago de Compostela assinam convênio

A UFMS e a Universidade de Santiago de Compostela firmam nesta quinta-feira (13) convênio pelo Projeto Interinstitucional “Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português”.

O convênio será firmado pelo Reitor da UFMS, professor Marcelo Augusto Santos Turine, e a Diretora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, professora Vera Lucia Penzo Fernandes, às 16h, na Sala de Atos da Reitoria.

O projeto Interinstitucional “Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português” pretende integrar, em um único banco de dados informatizado, materiais lexicográficos com referenciação geográfica, oriundos de pesquisa sobre o léxico e que tiveram como fontes corpora obtidos por meio de trabalhos de campo na área da variação (dialetologia/onomástica/lexicografia), dispersos em obras dialetais, vocabulários de falas e glossários, em sua grande maioria de caráter inédito e de difícil acesso à comunidade científica.

O projeto tem como Coordenadora Geral a professora Rosario Álvarez, do Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela, com a participação dos comitês galego, português e brasileiro, reunindo, portanto, equipes de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e portuguesas.

Na UFMS, o projeto é coordenado pela professora Elizabete Aparecida Marques, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação – FAALC/UFMS.

Download (PDF, 122KB)