UFMS e TJMS estudam acordo de cooperação para desenvolver tecnologias de ponta

Com o objetivo de formalizar uma parceria entre as instituições no desenvolvimento de novas tecnologias, o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, acompanhado do diretor da Faculdade de Computação (Facom), Henrique Mongelli, se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Divoncir Schreiner Maran. No encontro, ficou definido que será firmado um termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça e a Universidade com a finalidade de que sejam desenvolvidas tecnologias de ponta, como a inteligência artificial, que visem auxiliar o serviço judiciário para uso, em especial, nos gabinetes dos magistrados.

O Diretor da Facom, Henrique Mongelli, explica que a princípio será realizado uma atividade sobre o uso de Inteligência Artificial em análise de textos. Porém, ele explica “isso não impede outras iniciativas em segurança, comunicação, redes de computadores, sistemas computacionais”.

Mongelli ressalta que o benefício dessa parceria é muito grande. “ No caso específico da Inteligência Artificial, os dados reais que serão disponibilizados pelo Tribunal de Justiça são fundamentais para o desenvolvimento e testes dos algoritmos. Os resultados teórico-práticos gerarão publicações científicas e registros de produtos e softwares. O Tribunal de Justiça, por sua vez, terá ferramentas que agilizarão as atividades diárias dos juízes”.

O acordo de cooperação será formalizado em um próximo momento, com a assinatura da minuta entre as partes, e, a partir daí, poderão ter início efetivamente as atividades. Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência, Flávio Saad Peron, e o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ, Marcos Paulo Moro.