Nesta quinta-feira, 10, a vice-reitora Camila Ítavo se reuniu com o secretário municipal da Saúde (Sesau) José Mauro Filho no gabinete da Secretaria. Participaram da reunião o diretor do Instituto Integrado de Saúde Marcos Antônio Ferreira Júnior, o diretor da Clínica Escola Integrada Ramon Moraes Penha, o diretor de Cooperação Científica e Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e representando a Agência de Internacionalização e Inovação Marco Antônio de Oliveira Mattos da UFMS e a superintendente de Relações Institucionais Eliana Dala Della Nora e a coordenadora de Educação Permanente Ionize Catarina Piazzi da Sesau.
O objetivo da reunião foi discutir possíveis parcerias entre as duas instituições para oferecimento de serviços na área de saúde à população de Campo Grande. “Existe uma convergência de objetivos entre a UFMS e a Sesau, pois temos um grande objetivo em comum que é oferecer serviços de saúde com qualidade para a população campo-grandense. Temos infraestrutura e recursos humanos altamente qualificados para isso”, destacou a vice-reitora.
O secretário vai avaliar as possibilidades para estabelecer a parceria de forma a conciliar as demandas apresentadas pelos gestores da UFMS com as necessidades da população da Capital em relação a oferta de serviços especializados. “Essa futura parceria com a UFMS abre a possibilidade de ampliação do que oferecemos em relação a serviços especializados na área de saúde, como fisioterapia, por exemplo.
“A Clínica Escola Integrada do Inisa está organizada de modo a oferecer serviços especializados na área da saúde. Os atendimentos são realizados por equipe multi e uniprofissional e envolvem estudantes de graduação, profissionais residentes e da própria clínica. São serviços de média e alta complexidade, especialmente relacionados a ortopedia, sistema cardiovascular e respiratório, bem como situações clínicas sistêmicas e de pós-operatório. As pessoas idosas são especialmente atendidas no ambulatório de Gerontogeriatria”, explica Ramon.
Ele avalia que “a parceria que desponta com a Sesau vem ao encontro de validar o compromisso social da UFMS e do Inisa com a nossa população, por meio do Sistema Único de Saúde, além de estimular o desenvolvimento das instituições no âmbito tecnológico, de inovação e empreendedorismo”.
A Clínica
Atualmente, a Clínica realiza atendimentos mensais dentro dos programas de residência multiprofissional em Reabilitação Física, Cuidados Continuados Integrados e Atenção ao Paciente Crítico, que envolvem profissionais de várias áreas como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. São atendidos pacientes com síndrome pós-Covid, pós Acidente Vascular Cerebral, de pessoas com deficiência motora e mental e em clínica geral, na área de Reabilitação Física; na área de saúde da pessoa idosa e cuidados paliativos, dentro do programa em Cuidados Continuados Integrados; e pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, pós infarto agudo do miocárdio, doença pulmonar obstrutiva crônica e pós revascularização, na área de Atenção ao Paciente Crítico.
Texto e fotos: Vanessa Amin
