UFMS é reconhecida por excelência em gestão pelo Prêmio Qualidade da Gestão 2025

A UFMS recebeu o reconhecimento de Excelência em Gestão do Prêmio Qualidade da Gestão 2025, desenvolvido pelo Instituto MS Competitivo. O troféu foi entregue em evento realizado na noite de ontem, 26, em Campo Grande, para a reitora Camila Ítavo e para o vice-reitor Albert Schiaveto.

“[Quero] agradecer o movimento do MS Competitivo em nosso Estado e dizer que essa jornada é construída desde 1962, a gente é fruto dos que sonharam com a Universidade Federal, dos que pensaram em um projeto arrojado. […] Isso aumenta a responsabilidade sob as nossas mãos. Hoje temos 46 mil estudantes em dez municípios do estado de Mato Grosso do Sul, com mais de 140 cursos de graduação e 80 cursos de mestrado e doutorado. Essa é a força do nosso Estado, a força da educação, da ciência e tecnologia. Parabéns a todos os agraciados. A excelência não é para instituições, é excelência para as pessoas”, celebrou a reitora.

Enquanto conjunto de princípios para aprimorar a gestão das organizações, inclusive reconhecido de forma internacional, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é utilizado pelo Instituto MS  Competitivo como parâmetro para o prêmio. O processo de certificação incluiu o envio de documentações e a vinda de um avaliador externo à Universidade para fazer a conferência in loco.

Toda a equipe de gestão esteve envolvida nesse processo de certificação. Em setembro, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto se reuniram com pró-reitores e diretores de agência em um encontro específico voltado ao planejamento institucional e ao alinhamento da governança da Universidade. Desde então, tem sido dialogado sobre como os Planos de Desenvolvimento das Unidades da Administração Central e Setorial e a participação ativa dos gestores, além do perfil institucional, da cadeia de valor, da maturidade dos processos internos e de outros critérios avaliativos, se integram às evidências de que a UFMS cumpre com os fundamentos estabelecidos pelo MEG.

Ainda durante esse encontro, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Dulce Tristão, esclareceu que processos de avaliação como o do MS Competitivo só têm a enriquecer os valores desenvolvidos pela UFMS, além de dar maior transparência à gestão. “Ao ter uma avaliação externa dentro de um modelo de excelência, isso fortalece a nossa gestão, porque é uma possibilidade também de você corrigir aquilo que você planejou. Então, todo e qualquer olhar externo, seja do Tribunal de Contas, seja dos órgãos de controle de uma maneira geral ou do próprio Ministério da Educação, é muito importante corrigirmos o nosso processo de planejamento e melhorar a nossa gestão aqui dentro”, explicou.

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega do prêmio a corregedora Anne Caroline Silveira; o diretor de Planejamento, Processos e Riscos da Proplan, Danilo Cézar; o secretário de Planejamento Institucional da Proplan, Jean Ajala; e o servidor da Proplan Cláudio Max.

As políticas e práticas em busca da melhoria da gestão na Universidade podem ser acompanhados na página governanca.ufms.br.

Texto: Thalia Zortéa e Raul Delvizio

Fotos: Alíria Aristides e Raul Delvizio