UFMS e Fertel assinam acordo para desenvolver novos programas de Televisão e Rádio

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) firmou convênio Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS (Fertel), responsável por administrar e manter a TV Educativa e a rádio Educativa FM 104,7 FM, para a realização de projetos e atividades integradas de produção de conteúdo jornalístico e institucional, envolvendo a Rádio Educativa da UFMS e a TV Universidade da UFMS.

O acordo de cooperação cultural, técnica e científica foi celebrado na sexta-feira, dia 23, na reitoria da universidade, entre o presidente da Fertel, Bosco Martins, o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, e ainda o , o secretário da Cultura e Cidadania, Athayde Nery, e os professores Marcos Paulo da Silva e Rose Pinheiro, atual chefe de comunicação da Universidade.

Na prática, com o acordo, a Fertel disponibilizará para UFMS os Estúdios de Rádio e TV para gravação de programas educativos, intercâmbio de pessoal, assim como deve receber programas produzidos pelos professores, técnicos e acadêmicos, na própria universidade, em formato compatível para veiculação na grade de programação da TVE e Rádio Educativa 104 FM.

A TVE é um dos cinco principais canais abertos que operam na cidade e região, por isso o reitor da UFMS destacou que a parceria é muito importante, pois segundo ele, além de promover as atividades acadêmicas e contribuir no processo de aprendizagem, “o acordo visa também o Ensino a Distância, que já praticamos nesse Campus de Bonito, vindo a colaborar agora com a participação da Fertel e de projetos futuros de Multiprogramação em TV, também para curso de EAD. A emissora pública TVE vai poder exibir conteúdos simultaneamente.

O presidente da Fertel, Bosco Martins, afirmou que o principal objetivo dessa parceria “é o que vamos ofertar para essas novas gerações. É isso que o convênio busca concentrar, produzir junto com a UFMS e seus alunos e os profissionais das emissoras públicas, conteúdos de qualidade, que visem a educação e a cultura do nosso Estado”.

De acordo com o secretário de Estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, o convênio entre a UFMS e a Fertel é um projeto piloto, que deverá abranger outros municípios do Estado com uma proposta de produção regional inovadora. “Nós estamos começando por Bonito e região, onde já são produzidos conteúdos para emissora, mas a intenção é implantar projetos como este nos 79 municípios de MS numa segunda etapa, visando a promoção e valorização da educação e da cultura no nosso Estado”.

Para a professora Rose Pinheiro o acordo beneficiará alunos, professores e técnicos. “Esse acordo é muito especial, porque além de estreitar nossos laços com a Fertel, ele possibilitará a expansão da nossa produção de conteúdo. Isso irá atender tanto a nossa equipe técnica, quanto os acadêmicos de jornalismo, que já produzem conteúdo nas aulas práticas”, pomtuou.

Já a UFMS disponibilizará para a Fundação uma sala na base de estudos de Bonito para gravação de programas educativos e culturais sobre a região que serão produzidos por profissionais e equipe da Fertel.