UFMS é destaque pela primeira vez em Ranking de Shanghai na área de Ecologia

Universidade figura pela primeira vez no Global Ranking of Academic Subjects, elaborado pela Shanghai Ranking Consultancy. A classificação avalia o desempenho de aproximadamente 1,9 mil instituições de ensino superior de 96 países em 57 disciplinas acadêmicas distribuídas nas seguintes grandes áreas: Ciências Naturais, Engenharias, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. A UFMS conquistou a posição 8-11 no Brasil e 301-400 no mundo em Ecologia, além de ter sido bem avaliada em outras 15 disciplinas. 

A reitora Camila Ítavo parabeniza e agradece aos envolvidos pela conquista, fruto do trabalho de pesquisadores, professores, técnicos-administrativos, estudantes e colaboradores. “O resultado confirma que produzimos ciência de ponta que, na prática, se reverte em ganhos diretos para a sociedade e contribui para enfrentar desafios reais. Além disso, reforça a qualidade da formação profissional dos nossos estudantes, que aprendem em um ambiente altamente qualificado, inovador e conectado internacionalmente”, celebra.

A publicação leva em consideração o corpo docente (professores que receberam premiações de destaque, pesquisadores altamente citados, editores-chefes de periódicos científicos e liderança em organizações acadêmicas); produção em nível internacional (artigos publicados em Top Journals e conferências de elite e prêmios acadêmicos internacionais recebidos pela equipe); pesquisa de alta qualidade (artigos publicados em periódicos Q1); impacto da pesquisa (relação citações/média); e colaboração internacional (artigos publicados com coautoria de outros países).

Entre os principais destaques da Universidade está o protagonismo da disciplina de Ecologia no ranking, considerado o carro-chefe da internacionalização da pesquisa na UFMS. Essa conquista reforça o papel estratégico da UFMS na produção de conhecimento científico, em particular sobre a biodiversidade regional, considerando que nossa universidade está no coração de dois biomas riquíssimos, que são o Pantanal e o Cerrado. Essa visibilidade fortalece a responsabilidade e o protagonismo da nossa Instituição e de nossos pesquisadores na defesa e na valorização do patrimônio ambiental do Mato Grosso do Sul”, enfatiza a diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa.

Para ela, estar presente em rankings insere a UFMS no mapa internacional da ciência e da educação superior. “A primeira aparição da UFMS no Ranking Global por Áreas do ShanghaiRanking representa um importante reconhecimento da qualidade da produção científica da nossa Instituição e valoriza o trabalho de nossos pesquisadores: docentes, técnicos e estudantes”, celebra.

Além da disciplina ranqueada, a classificação aponta que a UFMS possui 15 outras disciplinas que atingiram o limiar de publicações exigido pelo ranking, mas ainda não entraram na faixa de corte para publicação final. “[Isso] evidencia que a UFMS possui diversas áreas com potencial de alcançar posições no ranking em edições futuras, demonstrando a evolução contínua da produção científica da Instituição”, explica Heloísa.

Mais informações sobre as classificações da Universidade em avaliações nacionais e internacionais estão disponíveis em diavi.ufms.br.

Texto: Thalia Zortéa