UFMS é credenciada para aplicação de exame de proficiência em Língua Portuguesa

A partir de agora, a UFMS integra a lista de postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), junto a outras instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais. O exame é aplicado de forma semestral no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

“O credenciamento da UFMS como posto aplicador do Celpe-Bras representa um marco na consolidação da nossa Política e do nosso Plano de Internacionalização. Essa ação, que estava prevista no planejamento estratégico da Agência de Internacionalização (Aginter), demonstra o compromisso institucional com a integração global e a valorização da língua portuguesa. Esse reconhecimento fortalece o papel da UFMS como uma Universidade aberta ao mundo, preparada para acolher estudantes e pesquisadores estrangeiros. Ao mesmo tempo, contribui para a cidadania, pois o exame é uma porta de entrada para que estrangeiros possam estudar, trabalhar e residir legalmente no Brasil, tendo reconhecida sua proficiência na língua portuguesa”, ressalta o diretor da Aginter, Gustavo Cancio.

Ainda de acordo com o diretor, o certificado é reconhecido internacionalmente e abre oportunidades em diferentes áreas. “Para quem deseja ingressar em universidades brasileiras, o Celpe-Bras é frequentemente um requisito, como ocorre, por exemplo, com o Programa de Estudantes-Convênio. Também é solicitado em processos de validação de diplomas, concursos públicos e para a obtenção da naturalização brasileira. Além disso, o certificado valoriza a trajetória de estrangeiros que buscam inserção acadêmica e profissional no Brasil, funcionando como um diferencial importante em sua vida pessoal e carreira”, destaca.

O Celpe-Bras é realizado em datas previamente definidas pelo calendário nacional e podem se inscrever estrangeiros que desejam comprovar sua proficiência em língua portuguesa, seja para fins acadêmicos, profissionais ou migratórios. O exame considera aspectos textuais e discursivos, como contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação, com avaliação escrita e oral.

A UFMS oferecerá toda a estrutura para a aplicação, garantindo organização, acessibilidade e qualidade, conforme as orientações do Inep. “Além de aplicar o exame, nossa intenção é ampliar a oferta de cursos de português como língua estrangeira e como língua adicional, promovendo integração cultural e fortalecendo a presença da UFMS no cenário internacional”, finaliza Cancio.

 

 

Texto: Thalia Zortéa