UFMS e CNPq lançam Edital de Pesquisa nesta quarta

No dia 4 de outubro, às 10h, na Presidência do CNPq, em Brasília, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam o Edital Pesquisador Visitante-UFMS/CNPq e assinam o Protocolo de Intenções Científica, Tecnológica e de Inovação, com o propósito de estreitar a parceria entre as instituições na aplicação de políticas estratégicas de governo para a área da Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, o edital terá o objetivo de possibilitar ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, de reconhecida liderança científica, a colaboração com grupos de pesquisa emergentes ou consolidados para o desenvolvimento de linhas de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico consideradas relevantes pela UFMS.

“O lançamento do Edital Pesquisador Visitante-UFMS/CNPq vai ajudar no desenvolvimento institucional da UFMS, impulsionando grupos de pesquisa, estudos, bem como a estruturação e fortalecimento dos programas da pós-graduação. A vinda desses profissionais contribuirá para ampliar e qualificar as atividades de pesquisa e educação na UFMS”, esclarece Turine.

Quanto ao Protocolo de Intenções, Turine comenta que “a partir da assinatura desse protocolo estaremos alinhando nossas ações junto ao CNPq para desenvolver um política de Ciência, Tecnologia e Inovação mais estratégica, com foco nas principais demandas do Mato Grosso do Sul”.