UFMS é a única universidade brasileira a receber prêmio que reconhece práticas de sustentabilidade

Na manhã desta terça-feira, 29, a UFMS recebeu o Prêmio Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) de Melhores Práticas de Sustentabilidade, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Ao todo, 92 projetos foram inscritos em cinco categorias da premiação. A Universidade concorreu na categoria Inovação na Gestão Pública, com o Desafio UFMS Sustentável, e foi a única Instituição de Ensino premiada.

Premiação ocorreu no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília

O reitor Marcelo Turine recebeu o prêmio em Brasília, ao lado da vice-reitora Camila Ítavo, do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves e da secretária de Empreendedorismo e Inovação da UFMS, Mariana Klein Marcondes.

“Quero agradecer toda a nossa comunidade universitária, e para nós [o prêmio] é um grande orgulho. O nosso objetivo é juntar pesquisa, extensão e inovação e levar esses grandes objetivos pra termos um planeta melhor”, relata o reitor.

A vice-reitora Camila Ítavo celebrou a conquista da UFMS. “A sustentabilidade é um programa transversal que está no nosso DNA.  É um compromisso de todos nós, professores, técnicos e estudantes e toda a Universidade, por isso temos tido reconhecimento nacional e internacional”.

Reitor Marcelo Turine apresentou as ações de sustentabilidade da UFMS.

A A3P é um programa que busca estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade. Na premiação, os projetos inscritos foram submetidos à análise da Comissão Julgadora e a UFMS foi destaque.

O Desafio UFMS Sustentável foi selecionado entre os três melhores projetos na categoria que premia iniciativas inovadoras que incorporam princípios e ações de sustentabilidade, com resultados positivos para o serviço público e a sociedade.  Além da UFMS, concorram na mesma categoria a Prefeitura Municipal de Barueri (SP), com o projeto Barueri Sem Papel, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, com a ação Terrários Urbanos.

Universidade recebeu troféu e certificação

As instituições premiadas receberão ampla divulgação por suas iniciativas e constarão no Banco de Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P.

Adesão à A3P

Em 2021, a UFMS aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública. A sustentabilidade já era uma das prioridades da Universidade, mas a adesão contribuiu para melhorar as iniciativas desenvolvidas e ampliar as ações dentro da Instituição. Confira as ações sustentáveis em andamento na UFMS no portal da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável.

Texto: Crislaine Oliveira/Mylena Rocha

Fotos: Leonardo Chaves e  Vosmar Rosa/Ministério do Meio Ambiente