A edição de 2025 do UI GreenMetric World University Rankings foi divulgada e a UFMS figura na 2ª posição entre as 28 federais presentes na lista e na 3ª colocação entre as 60 instituições brasileiras mais sustentáveis. A Universidade está atrás apenas da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Lavras. A Instituição ocupa ainda o 8º lugar na América Latina e a 60º no mundo.
Para a reitora Camila Ítavo, os resultados representam um avanço significativo em relação ao ano anterior e evidenciam o esforço coletivo da comunidade universitária. “Subir no ranking é consequência de muito trabalho, inovação e um olhar atento para a sustentabilidade. É motivo de orgulho e nos confirma que estamos no caminho certo. Com esse resultado, percebemos o quanto nossa comunidade está comprometida com práticas responsáveis, gestão eficiente e projetos que integram inovação, cuidado ambiental e desenvolvimento social”, destaca.
A 15ª edição do ranking apresenta mais de 1,7 mil instituições de 105 países, destacando as condições e políticas atuais relacionadas a iniciativas de desenvolvimento sustentável e melhorias institucionais em universidades de todo o mundo para aumento da atenção dada a temas como mudanças climáticas globais, energia limpa, conservação da água, reciclagem de resíduos, transporte ecológico e educação e pesquisa em sustentabilidade.
No ano anterior, a Universidade ocupava a 3ª posição entre as federais, a 4ª entre as instituições brasileiras, a 10ª na América Latina e a 68ª colocação no mundo.
Para a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, a melhoria progressiva na publicação estimula a Universidade a ampliar ainda mais as iniciativas de sustentabilidade. “A criação da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) consolida e fortalece o compromisso institucional da UFMS com a sustentabilidade como política transversal e permanente. O UI GreenMetric, inclusive, possui indicadores específicos que avaliam a existência de estruturas internas dedicadas à sustentabilidade, requisito que a UFMS já atendia por meio de instâncias anteriores e que agora ganha um peso ainda maior com a institucionalização da Procids”, explica.
“Ao centralizar o planejamento, o monitoramento e parte da execução das ações relacionadas à sustentabilidade, à cidadania e à responsabilidade social, a Universidade qualifica seus indicadores em áreas como gestão universitária sustentável, infraestrutura sustentável, uso eficiente de recursos, educação e pesquisa, refletindo diretamente na melhoria do desempenho da UFMS no ranking“, completa Vivina.
Entre os principais destaques da UFMS nesta área está a atualização da Política de Sustentabilidade, do Plano de Logística Sustentável e do Programa UFMS Carbono Neutro, além da vinculação de todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Para o diretor de Sustentabilidade da Procids, Leonardo Chaves, a conquista está alinhada às políticas institucionais de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. “O resultado da UFMS no UI GreenMetric 2025 é fruto de um esforço verdadeiramente coletivo, construído com a participação ativa de toda a comunidade acadêmica dos nossos dez câmpus. Servidores técnicos, docentes, estudantes e gestores têm atuado de forma integrada para incorporar a sustentabilidade ao cotidiano universitário, desde a gestão e o planejamento institucional até as práticas de ensino, pesquisa e extensão. Esse avanço no ranking demonstra que, mesmo com realidades regionais distintas, a UFMS vem consolidando uma cultura institucional comprometida com o desenvolvimento sustentável, baseada na cooperação, na inovação e na responsabilidade socioambiental”, enfatiza.
Adicionalmente, a UFMS está em 17º lugar mundial e 1º no Brasil no Ranking Top 50 Under 50 – 2025, que reúne instituições com menos de 50 anos de criação que participarem do GreenMetric 2025. Para saber mais, clique aqui.
O resultado da edição de 2025 do ranking está disponível neste link. Mais informações sobre a classificação da UFMS em avaliações nacionais e internacionais podem ser conferidas na página da Diretoria de Avaliação Institucional.
Texto: Thalia Zortéa
