UFMS do Pantanal realiza o sonho de mais de 50 concluintes em cerimônia de colação de grau

O auditório Salomão Baruck, do Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan), recepcionou na noite desta quinta-feira, 14, a colação de grau de 52 formandos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação e de Tecnologia em Gestão Comercial, além de concluinte do Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços. A cerimônia foi marcada por mensagens especiais e comemorações de servidores, amigos e familiares dos mais novos profissionais, com transmissão pelo canal da TV UFMS.

O vice-reitor Albert Schiaveto presidiu a cerimônia e, em seu discurso, destacou o sentimento de orgulho. “Nós aqui estamos formando líderes. Tem um ditado que diz assim: ‘liderança não é sobre ser melhor, mas sobre fazer os outros melhores’. A ideia é de que a gente, enquanto Universidade, faça os outros melhores e de que vocês, agora formados e líderes, também possam fazer os outros melhores. Mas, além de estarmos colando grau hoje a profissionais, líderes e cidadãos conscientes, vocês também precisam ser sempre pessoas comprometidas, e essa é uma missão contínua a todos”, ressaltou.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva, agradeceu à comunidade universitária pelo empenho e se dirigiu aos formandos com uma analogia. “Cada um de vocês, ao ingressar na Universidade, embarcou em um navio que nem sempre passou por águas calmas. Houve também tempestades, provas difíceis, noites viradas estudando, trabalhos em grupo que mais pareciam remadas fora de compasso. O convívio com os professores e os colegas foi uma tripulação à parte. Agora, vocês são os mais novos capitães dessa embarcação. Sigam em frente com coragem para enfrentar as tempestades, curiosidade para explorar os mares desconhecidos e propósito para que cada destino tenha um significado. O mundo está repleto de portos esperando pela chegada de quem ousou partir”, disse.

Enfatizando a alegria do momento, a diretora do CPan, Andreliza de Souza, celebrou a força da união pós-pandemia. “Temos aqui alguns estudantes que se formaram lá na época da Covid-19 e que não tiveram esse fechamento de ciclo. Então, nós possibilitamos [nesta cerimônia] que vocês também comemorem com suas famílias. E eu espero que todos se lembrem do caminho percorrido para chegar até aqui, pois certamente vocês não são as mesmas pessoas. Por isso, desejo muito sucesso e que continuem com esse espírito guerreiro”, manifestou.

Em nome dos docentes homenageados, a paraninfa da turma de Psicologia, Lívia Cardoso, enalteceu os colegas e deixou uma recomendação aos concluintes. “Em meio a tempos de intolerância, negacionismo e falta de empatia, eu gostaria de falar sobre o amor. O amor pelo conhecimento, por aquilo que fazemos, pelas pessoas que nos cercam e até, porque não, pelo futuro que ainda não conhecemos. O amor pela ética, pela justiça e pela fé em tempos melhores. Foi o amor que fez com que vocês resistissem aos dias difíceis e foi o amor próprio que fez cada um acreditar que podia chegar até aqui. Deixo um pedido: que o amor continue sendo o combustível da vida de vocês, porque quanto mais amor se dá, mais se tem. E se me permitem um conselho de professor, o sucesso não está apenas no que se conquista, mas naquilo em que se compartilha”, orientou.

Representando os mais novos profissionais e também os egressos do CPan titulados durante a pandemia, a licenciada em História Iamara Coutinho fez uso da palavra com uma mensagem aos colegas. “Hoje, levamos conosco não apenas o conhecimento, mas também a consciência de que a educação pública é um direito fundamental e uma ferramenta poderosa para transformar vidas e sociedades. Em nossas escolhas e ações, carregamos a responsabilidade de contribuir para um mundo mais justo e solidário. Olhar para a frente é enxergar possibilidades e oportunidades de agir com coragem, sensibilidade e compromisso social”, transmitiu.

A secretária municipal de Educação de Corumbá, Mabel Sahib, comentou sobre a sua própria experiência enquanto egressa da Federal. “Para nós, é uma grata satisfação recebê-los. Eu também sou oriunda da graduação e do mestrado da UFMS. Então, eu tenho a certeza de que nós estamos aqui formando e recebendo profissionais de qualidade, com todo gás, com vontade de trabalhar para a nossa cidade, torcendo para que vocês venham somar conosco. Isso é o mais importante”, apontou.

Ao final da cerimônia, foram entregues as menções honrosas aos formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

A partir da próxima segunda-feira, 18, as solenidades de colação de grau da Universidade terão nova sequência, começando pelo Câmpus da UFMS de Paranaíba. No dia seguinte, 19, será a vez do Câmpus da UFMS de Três Lagoas. Já os concluintes do Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul participarão da colação de grau no dia 25, enquanto os formandos do Câmpus da UFMS de Coxim terão a sua celebração no dia 26.

Texto: Raul Delvizio

Fotos: Reprodução/TV UFMS