Pela primeira vez, o Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan) oferece o curso de Especialização em Matemática para a Educação Básica, com duração de um ano. As aulas serão realizadas de forma híbrida, com atividades presenciais e a distância. Profissionais com diploma de graduação na área podem realizar a inscrição até 1º de outubro na página da Pós-Graduação.
De acordo com o professor do CPan e coordenador da especialização, Osmar do Nascimento, o curso foi proposto para atender uma necessidade crescente de egressos da UFMS e de outras instituições. “Em conversa com outros professores, daqui e de outros câmpus, verificamos a dificuldade dos egressos dos cursos de Matemática em continuar seus estudos, aprofundar seus conhecimentos em uma pós-graduação presencial. A mais próxima é em Campo Grande e queríamos oferecer-lhes essa oportunidade. Hoje, com alegria, vemos esse desejo se tornar realidade”, comemora.
As disciplinas obrigatórias e optativas irão abordar diferentes temáticas. Entre elas estão: Introdução à Lógica Matemática; Números Reais na Educação Básica; Geometrias: conceitos e aplicações na Educação Básica; Ensino de Funções; Educação e Matemática Financeira; Probabilidade e Estatística: conceitos e aplicações na Educação Básica; Metodologia de Pesquisa Científica; Ensino de Variáveis Complexas para a Educação Básica; Sistemas de Numeração; Modelagem Matemática na Educação Básica; e Trigonometria e Contagem.
“Destacamos ainda a disciplina Experiências de Ensino de Matemática, na qual os pós-graduandos irão compartilhar suas experiências e questões vivenciadas em salas de aula no ensino básico para serem discutidas com os demais colegas e o professor, havendo uma troca de experiências mediada por metodologias de ensino e teorias”, destaca o coordenador.
Sobre o corpo docente do curso, o professor do CPan ressalta a qualificação dos profissionais, contando inclusive com a participação de convidados. “Nosso corpo docente é heterogêneo. Está composto por profissionais nas áreas de Matemática, Educação Matemática, Física e Sistemas de Informação da UFMS, aqui mesmo de Corumbá e de outras unidades. Conta também com professores convidados que atuam no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e nas escolas públicas e privadas de Corumbá, todos mestres ou doutores. Essa heterogeneidade que enriquece ainda mais nossa especialização”, afirma.
São oferecidas 20 vagas, sendo 16 para ampla concorrência, duas para ações afirmativas e duas para profissionais em vulnerabilidade socioeconômica. Para efetivar a matrícula, o candidato precisa preencher a ficha de inscrição, além de digitalizar e anexar os documentos listados no edital. O valor para a inscrição é de R$ 50 e deve ser pago por meio de boleto gerado na página da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. O valor da mensalidade é de R$ 100.
“Esperamos que, com essa especialização, possamos contribuir com a formação continuada e atualização dos profissionais que atuam na área de Ensino de Matemática. Além disso, buscamos oportunizar aos egressos de cursos de Matemática e demais profissionais que ensinam Matemática na nossa região, relacionar os conhecimentos matemáticos que ensinam com as tendências metodológicas, visando contribuir com suas atuações, vislumbrando possibilidades de uso da Matemática no cotidiano e em outras áreas de conhecimento”, finaliza Nascimento.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Texto: Vanessa Amin
