Nesta terça-feira, 9, foi realizada a colação de grau da Faculdade de Medicina (Famed), da UFMS de Campo Grande. A cerimônia ocorreu no Ginásio Moreninho e foi transmitida pelo canal da TV UFMS, com a participação de pró-reitores, diretores, técnicos-administrativos e professores, além de familiares, amigos e profissionais.
“É uma manhã de muita alegria na qual abrimos as portas da UFMS, com muito orgulho, para apresentar para a sociedade os mais novos médicos e médicas, que tivemos muito orgulho de atuar na formação de excelentes profissionais. A cerimônia de colação de grau é repleta de simbolismos, de significados, em que cada etapa fazemos memória a uma fase da formação de cada um de vocês. Gostaria de cumprimentar especialmente aos familiares, pais, avós, amigos, parceiros de vida, testemunhas desse grande sonho que não se sonha só, é um sonho da família que se materializa hoje, com muito esforço dos nossos estudantes. Cada momento aqui vivido é único”, disse a reitora Camila Ítavo, ao abrir a cerimônia.
Neste ano, foram feitos esforços conjuntos para realização da cerimônia de colação de grau de todos os cursos ainda em 2025. “Para além da formação técnica, quero muito contar com vocês para que tenhamos médicos e médicas, acima de tudo, profissionais humanos, humanizados, humanizadores. Que lembremos sempre de características importantes como: integridade, ética, compromisso, pontualidade, boa convivência, formação continuada, humildade e, principalmente, sabendo que todos nós temos a grande oportunidade de fazer a diferença. Não competir, iluminar os colegas e atuar em parceria. Hoje, agradecemos e celebramos os momentos bons e os momentos difíceis. A partir de hoje a alma mater de vocês é a UFMS, defendam a Universidade”, ressaltou a reitora.
O diretor da Famed, Marcelo Vilela, comemorou a entrega de uma nova turma de médicos. “É um momento no qual ficamos muitos felizes, principalmente, nós, professores que fazemos parte da formação deles. Há mais de 50 anos, temos qualificado os estudantes, então, é uma tradição da UFMS formar profissionais, médicos com qualidade para Mato Grosso do Sul e também para o Brasil”, disse. “Todos os documentos serão assinados e os nossos médicos já podem dar entrado no Conselho Regional de Medicina para o processo de registro. Isso nos deixa feliz e a eles também, porque todos estão com muita vontade de já começar a trabalhar, ainda mais nesse fim de ano, quando há muita demanda de atendimentos e por profissionais”, reforçou.
Para a coordenadora do curso de Medicina da Famed, Maura Hokama, foi uma satisfação e emoção muito grande entregar 67 novos profissionais. “Como educadores e formadores de profissionais da área de saúde, temos a responsabilidade e o compromisso com a saúde da população. Nossos estudantes foram muito bem preparados. Desafios virão, há necessidade de continuar os estudos, pois na Medicina nunca paramos. Precisamos continuamente de capacitação, de acompanhar e trazer muito conhecimento, muito cuidado para a promoção da saúde pública brasileira, especialmente. Na Medicina, sempre estamos evoluindo e trazendo novos conhecimentos para atender a sociedade. Os estudantes se empenharam para entregar à comunidade aquilo que ela melhor precisa e merece”, destacou. “Esse momento me provoca uma retrospectiva de 37 anos, pois tudo que consegui na minha vida profissional foi graças ao primeiro passo que dei na UFMS. Eu procuro passar esse sentimento para meus alunos, desde o primeiro ao último ano. Isso faz parte do reconhecimento, da integralidade, do respeito e da gratidão que devemos ter como seres sociais. É nisso que acredito e é isso que me move voltar a UFMS para agradecer à sociedade”, completou.
Os formandos homenagearam, ainda, os professores Marcel Arakaki, Silvia Uehara, Marta Driemeier, Ana Lúcia Lyrio, Débora Marchetti e Elsa Petry Gonçalves; os médicos residentes Ana Luiza Guimarães Oliveira, Isabela Caldeira e João Gilberto Kazuo Aguena; e o estudante e colega de turma Victor Gabriel Contrera Vieira (in memorian). “Meus ex-alunos, agora colegas e amigos, agradeço a honra em ser escolhido como paraninfo. Tive o privilégio de conhecê-los em 2022, quando vocês davam os primeiros passos no Ciclo Clínico. Depois, no terceiro ano, pude ver como vocês amadureceram, o salto de conhecimento e postura foram nítidos. A imagem que guardo é de uma turma diversa, divertida, leve de lecionar e, ao mesmo tempo, dedicada e estudiosa. Posso dizer que entre vocês estão alguns dos melhores alunos que tive. Agora cada um segue um caminho diferente e minha mensagem nesse começo de caminhada é um pouco clichê: façam o certo, ajam com ética, com consciência, pensem sempre no melhor para o paciente, estudem, se atualizem não mais movidos por provas, mas pela prática diária. Se valorizem, trabalhem com dignidade, não se arrisquem sem necessidade, cuidado com esquemas suspeitos, sejam íntegros, honrem a Universidade que acolheu e formou vocês”, discursou o professor Marcel Arakaki.
O juramento foi proferido pelo formando João César Pereira da Cunha, que foi acompanhado, em pé, pelos demais. Na imposição do grau, feita pela reitora Camila Ítavo, a formanda Laysa Gomes Osório representou os concluintes.
Já a concluinte Samara Tessari Pires discursou em nome dos colegas como oradora da turma. “Depois de seis anos, celebramos o dia da nossa colação de grau, que resultou de sonhos cultivados lá atrás, alguns quando ainda eram crianças e decidiram ser médicos, outros, quando mais velhos, optaram por entrar no curso. Cada um tem a sua história e como chegou até aqui. Em algum momento, a decisão de cada um culminou no cruzamento dos nossos caminhos e, hoje, celebramos juntos a mesma conquista. Sobrevivemos a uma pandemia, no início do curso, persistimos no nosso objetivo, apesar da quebra da expectativa. Cada passo dado no início formou as bases para o que nos tornamos hoje. Ao final de seis anos, muita coisa mudou. Não somos os mesmos. Estamos nos formando como profissionais da saúde para curar quando possível, aliviar quando necessário e consolar sempre, como diz Hipócrates. O nosso grande objetivo, independentemente do que cada um vai trilhar, é nosso paciente. Digo a minha turma, a turma 53 da UFMS, há tempo para todas as coisas e hoje é o tempo de celebrarmos essa conquista”, celebrou.
Ao final da cerimônia, a reitora Camila Ítavo anunciou a distinção concedida pelo Conselho Universitário para a concluinte Rebeca Tavora Barros pelo melhor Coeficiente de Rendimento Acadêmico da turma.
As cerimônias de colação de grau seguem ao longo do mês. Ainda, hoje, às 19h, a UFMS de Paranaíba realiza sua solenidade. Nesta quarta-feira, 10, é a vez dos formandos da UFMS de Chapadão do Sul. As cerimônias em Campo Grande ocorrem nos dias 12 e 13, em dois horários: 9h30 e 19h. No dia 15, a UFMS do Pantanal terá três sessões: 9h30, 14h e 19h. No dia 16, a celebração será na UFMS de Aquidauana. Encerrando o calendário do segundo semestre de 2025, os formandos da UFMS de Três Lagoas colam grau no dia 17, às 14h e às 19h.
Assista ao íntegra da cerimônia:
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Bianka Macário, Heloísa Garcia, Rúbia Pedra e Thalia Zortéa


















































































