Nesta sexta-feira, 12, 577 concluintes do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) e das faculdades de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan); Educação (Faed); Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez); Artes, Letras e Comunicação (Faalc); Direito (Fadir); Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng); e Ciências Humanas (Fach) colaram grau em duas cerimônias no Ginásio Moreninho, na UFMS de Campo Grande. Centenas de familiares, amigos, professores e técnicos-administrativos prestigiaram a realização do sonho dos formandos de 34 cursos de graduação. A solenidade foi transmitida ao vivo no canal da TV UFMS.
A infraestrutura montada no Ginásio Moreninho contou com Praça de Alimentação e música ao vivo no estacionamento, estúdios fotográficos no Mercado Escola, além de Sala de Amamentação e Espaço da Calma. Entre os cursos que colaram grau estão Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Audiovisual, Ciências Sociais, Direito, Educação do Campo, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Farmácia, Filosofia, Física (bacharelado e licenciatura), Fisioterapia, Geografia, História (bacharelado e licenciatura), Jornalismo, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Matemática, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Zootecnia.
“Essa é uma sessão solene de colação de grau que possui um rito e cada momento é preparado, tem uma simbologia e demonstra pra toda sociedade que vocês, formandos e formandas, têm a capacidade e propriedade de serem os mais novos profissionais a aturem junto à sociedade. Hoje é um dia de comemoração e alegria. O coração da UFMS, nossos corações estão em festa e se unem aos corações de todos os presentes”, disse a reitora Camila Ítavo. “Somos uma das únicas das poucas universidades que faz uma festa como essa, de forma muito bem conduzida. Temos que celebrar, mas a formação da UFMS vai além da técnica. É uma formação humana, cidadã, que reconhece, agradece e entende que o país confia nessa formação. Prestamos um serviço público com muito carinho, cuidado e amor”.
A reitora destacou ainda que o trata-se de um momento para celebrar, agradecer e iluminar. “É preciso agradecer, porque, para chegar até aqui, muitas pessoas caminharam com vocês e ofereceram apoio: a família, os amigos, a família de coração. Nunca se esqueçam de agradecer. Vocês já agradeceram aos professores e aos técnicos, e agora não deixem de agradecer às nossas testemunhas que estão aqui hoje: as pessoas mais importantes na vida de cada um de nós. Quero falar também sobre iluminar. Hoje vocês foram iluminados. Na simbologia, deixam de ser alunos sem luz. Eu disse que vocês estão prontos por dois motivos: porque cumpriram todas as exigências curriculares da nossa Instituição e porque estão mais do que preparados para brilhar, para iluminar todos os lugares onde vierem a atuar. E, por fim, celebrar. Hoje é dia de celebração. É o dia de festa de cada um de vocês. Muito obrigada pela presença. Que vocês sigam prontos para agradecer, para iluminar e para celebrar”, disse.
Durante a solenidade realizada pela manhã, o diretor do Inisa, Nathan Aratani, falou em nome dos diretores das unidades. “Nossos formados, vocês são as estrelas de hoje e compõem 20% a população brasileira que tem acesso ao ensino superior e consegue concluir o curso, ajudando-nos no desenvolvimento do Brasil e do mundo. Contamos com vocês, onde estiverem. Vocês pra sempre serão UFMS, não esqueçam isso”, relembrou. “Vocês fecharam um tempo, o de formar, de estar responsável pelo desenvolvimento da nossa sociedade e agora abrirão-se novos tempos. E os novos tempos podem ser difíceis, mas há um tempo pra tudo na vida. Agradeço em nome da UFMS a todos os familiares e amigos pela confiança em deixar conosco seus netos, sobrinhos, filhos. Todos que aqui estão desenvolvem a função de formar as pessoas com compromisso, seriedade e amor. Por isso que estamos aqui. Peço mais uma vez que vocês acolham, apoiando no acesso ao mercado de trabalho, a primeira entrevista de emprego. Temos a certeza de que são capazes”, reforçou.
À noite, o diretor da Fadir, Fernando Nogueira, celebrou a conquista dos formandos e ressaltou o papel da UFMS. “Quem planta dedicação, quem planta empenho, colhe sucesso. Os nossos formandos são sucesso, porque estão se formando em uma das melhores universidades do Brasil, uma universidade pública e inclusiva. Eu peço que vocês representem a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em cada profissão que escolheram. Nós temos o orgulho de estar formando hoje 359 estudantes, que agora são profissionais. É um orgulho trabalhar aqui, é um orgulho viver aqui. Parabéns aos nossos irmãos, parabéns aos familiares, parabéns a toda a estrutura da UFMS”, enfatizou.
Em nome de todos os servidores homenageados, a professora da Faed Ednalva Sakai celebrou a vitória dos estudantes. “A conquista não é somente deles, todos aqueles que de alguma forma contribuíram para que eles pudessem chegar até o final, essas pessoas nos amparam e são nossa rede de apoio. Sem elas, o caminho seria muito mais difícil e, até, impossibilitado. Vocês venceram e chegaram aqui hoje. A maior alegria de um professor e professora é ver que fizemos parte da história de vocês em algum momento e fazer parte do seu sucesso. Saibam que nós esperamos de todo nosso coração que tenhamos alcançado nosso objetivo e alcem voos maior do que os nossos. Sejam felizes em suas carreiras e transmitam o amor pela profissão por onde passarem”, discursou.
A professora da Faalc Simone Rocha de Abreu também foi uma das paraninfas. “Hoje é uma noite muito feliz para vocês, para mim e para todos os presentes. Foram anos de curso de graduação em que vocês puderam experimentar, acertar, errar, corrigir rotas e demonstraram garra e determinação para vencer desafios. Enfrentaram estágios, trabalhos em equipe, fizeram pesquisas e, hoje, começam uma nova etapa. Ao encerrar a vida de estudante, começam a vida de profissionais. Comemorem a conclusão da graduação. Toda vitória deve ser comemorada, pois é da lembrança dessas comemorações que muitas vezes tiramos a força para as próximas batalhas. Nesse momento, é importante lembrar que a formação que receberam aqui na UFMS foi de excelência. Gente bem formada não é aquela que sabe todas as respostas, mas é quem sabe perguntar de novo. E seguir, mesmo com medo, mesmo sem mapa. Porque os desafios não se vencem à distância. Eles se atravessam, passo a passo. Portanto, se joguem na vida”, aconselhou.
A bacharel em Engenharia de Alimentos Heloise Vitória Martins de Souza foi escolhida como a oradora da turma da manhã. “Hoje completamos a maior de nossas conquistas até aqui. A nostalgia pode ser vista em nossos rostos. A faculdade é feita de vida e histórias que se cruzam diariamente e, é fascinante observar, como encontros e desencontros nos trouxeram até esse momento. Hoje, me torno oficialmente engenheira, mas a Heloice de alguns anos atrás não carregava esse sonho. Não imaginava que esse seria o caminho. É difícil ter essa clareza e certeza sobre o que queria ser. Mas, em algum ponto da jornada, algo fez brilhar os nossos olhos. Algo tocou cada um de nós e nos fez decidir. Precisamos ter persistência, acreditar que somos capazes, reconstruir a cada semestre, mesmo com a sensação de que o dia precisava ter mais horas, prazos que não compartilhavam com nossas necessidades. Além dos desafios, tivemos os abraços, risadas, conversas no corredor, amizades, professores que acreditaram mais em nós do que nós mesmos, família e amigos que foram suporte e cada um deles faz parte desse momento hoje. Não é sobre termos seguido um caminho perfeito, mas sobre termos seguido. Vejo em cada um, coragem, experiência. É o fim de um ciclo, mas o início de outro ciclo que significa que vencemos e não há nada no mundo que não possamos enfrentar”, falou de forma emocionada.
A bacharel em Arquitetura e Urbanismo Isabella Araújo da Silva enfatizou a trajetória acadêmica marcada por desafios, superações e conquistas. “Celebramos o fim de mais um ciclo. E, apesar de cada curso ter histórias únicas, lembro da Arquitetura: das noites viradas em frente ao computador, que parecia que ia decolar de tanto barulho. Hoje, olhando para nós, vejo o resultado de tudo isso: pessoas que não só estudaram, mas cresceram, persistiram, mudaram, se reinventaram e, principalmente, permaneceram. […] Agora, com esse diploma na mão, fica claro que a formatura não é o fim do caminho. É apenas o começo”, compartilhou.
O formando Luan Machado fez uma homenagem in memorian ao colega Vitor Silva Gonçalves, do curso de Bacharelado em Educação Física da Faed. “O Vitor tinha um sorriso fácil que iluminava qualquer sala e mudava o dia de quem estivesse por perto. Era impossível cruzar com ele e não receber seu cumprimento, uma piada, um gesto de carinho. Ele tratava todos bem e desconheço alguém que não gostasse dele. Cada um aqui, guarda uma memória com o Vitor, seja uma conversa rápida, uma risada descontrolada, um conselho, parceria de trabalho, por isso ele continua tão presente, já que deixou um pedacinho de si em cada um. Esse dia é importante para agregar o sorriso ao Vitor. Vitor, você faz parte, essa vitória também é sua”.
A reitora Camila Ítavo também entregou um certificado in memorian a familiares do estudante que faleceu em um acidente no início de 2025. “Essa semana assinei uma resolução ad referendum que institui o Certificado Póstumo aos estudantes que estiveram matriculados na nossa Universidade e que tenham nos deixado, para que pudéssemos fazer essa homenagem a eles pelo reconhecimento à jornada acadêmica”, lamentou Camila, que pediu aos presentes uma salva de palmas.
Ao final da cerimônia, os formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico de cada curso receberam menções honrosas, concedidas pelo Conselho Universitário.
Confira
As cerimônias de colação de grau seguem ao longo do mês. As próximas solenidades ocorrem amanhã, às 9h30 e às 19h, na UFMS de Campo Grande, e continuam, no dia 15, na UFMS do Pantanal, com três sessões: 9h30, 14h e 19h. Já no dia 16, a celebração será na UFMS de Aquidauana. Encerrando o calendário do segundo semestre de 2025, os formandos da UFMS de Três Lagoas colam grau no dia 17, às 14h e às 19h.
Texto: Vanessa Amin e Lúcia Santos
Fotos: Bianka Macário, Heloísa Garcia, Rúbia Pedra e Thalia Zortéa

































































































































































































































































































































































