Com mais de 20 mil estudantes em todos os estados brasileiros, a UFMS celebra o Dia Nacional da Educação a Distância (EaD) nesta quarta-feira, 27. Em 2024, ano em que a EaD completa 24 anos na Instituição, a Universidade se consolida como referência na oferta de ensino superior a distância de qualidade. Recentemente, os cursos de graduação de Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais conquistaram a nota máxima na avaliação do MEC.
“A Educação a Distância tem ampliado significativamente o alcance da UFMS, permitindo que a Instituição cumpra sua função social de democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade”, afirma a diretora da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Daiani Damm Tonetto Riedner. “Por meio da EaD, a UFMS oferece cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a estudantes que, de outra forma, não teriam acesso à educação superior, seja por questões geográficas, econômicas ou sociais. Essa modalidade facilita a inclusão de diversos públicos, promovendo a formação de profissionais qualificados em diferentes regiões, contribuindo para o desenvolvimento local e regional”, destaca.
A trajetória da Universidade com a EaD começou em 1991, por meio do Grupo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matemática no 1º Grau, que oferecia cursos de apoio a distância aos professores da Rede Pública de Ensino. Dez anos depois, em 2000, a UFMS ofertou os primeiros cursos de graduação e pós-graduação a distância.
A partir da criação da Agead em 2021, o Programa UFMS Digital se tornou realidade, com o ingresso de mais de 2 mil estudantes em três cursos de graduação no início de 2022. No último ano, visando consolidar a EaD como uma ferramenta estratégica para a expansão, democratização do acesso e inovação constante na modalidade, a UFMS foi credenciada junto a Associação Ibero-americana de Educação Superior a Distância e ao Conselho Internacional para Educação Aberta e a Distância.
Atualmente, são mais de 7,8 mil matriculados em dez cursos de graduação: Licenciatura em História, Letras – Português e Espanhol, Pedagogia, Tecnologia da Informação, Tecnologia de Ciência dos Dados, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Mídias Sociais Digitais, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e Tecnologia em Processos Gerenciais.
De acordo com o Mapa do Estudantes EaD da UFMS, a Instituição possui estudantes de todos os estados brasileiros. “Essa abrangência nacional enriquece o ambiente acadêmico, promovendo a troca de experiências e perspectivas culturais diversas. Estamos levando formação de qualidade a estudantes de diferentes regiões, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais e sociais no Brasil, formando profissionais capacitados que podem atuar em suas comunidades de origem”, explica a diretora da Agead.
Para o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, David Fernando Ramos, a EaD na UFMS representa responsabilidade com a transformação social no Brasil. “Responsabilidade de entregar ensino de qualidade a todos os alunos que estão conosco nessa jornada e, ao mesmo tempo, é muita alegria saber que estamos efetivamente no caminho certo. O MEC tem nos avalizado com excelentes avaliações e temos certeza que é através dessa qualidade de ensino, educação a todos que estão nos mais diversos locais que vamos conseguir melhorar a qualidade de vida, ensino e de futuro desse país”, pontua.
“Eu defendo, acredito e trabalho pela Educação a Distância, porque ela democratiza a educação, levando qualificação de qualidade a todas as partes do nosso país, papel que a UFMS desempenha com orgulho e competência”, acrescenta a coordenadora do Curso de Licenciatura em História, Eliene Dias de Oliveira.
Para o desenvolvimento e aplicação de um modelo pedagógico inovador, além de Daiani, David e Eliene, a Universidade possui mais de 1,2 mil professores credenciados para a oferta EaD, mais de cem professores especialistas, 160 professores tutores e 80 profissionais nas equipes multidisciplinares. Até o momento, esses profissionais disponibilizaram mais de 200 episódios do podcast UFMS Digital, 2 mil videoaulas autorais e 5 mil vídeos publicados no canal da Agead.
“O nosso modelo pedagógico já é referência nacional e nossa evasão é inferior à média nacional. Todas as equipes de trabalho que fazem parte desse movimento têm como objetivo primordial melhorar a cada dia a experiência do estudante nos nossos cursos”, explica a diretora Daiani Riedner. “Outro diferencial da UFMS é a garantia de que nossos estudantes da EaD tenham os mesmos direitos e oportunidades que os estudantes dos cursos presenciais. Nossos estudantes também participam de projetos de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. E estamos criando o primeiro Time Enactus EaD do Brasil com representação de estudantes de vários cursos que estão se mobilizando em torno do empreendedorismo social. Nossa perspectiva é crescer em qualidade e em quantidade com responsabilidade e sempre buscando atender áreas de formação que são estratégicas para o crescimento do nosso Estado e do Brasil”, complementa.
Quem também destaca o comprometimento da UFMS na excelência do ensino é o professor tutor Thiago Alves Spontoni. “Ter respeito, consideração e compromisso com uma educação de qualidade é o papel da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos seus cursos EaD. […] Nós vemos todas as dificuldades que podem ser enfrentadas no aprendizado, mas a Universidade está de braços abertos, os tutores, toda a equipe da gestão e da Agead está sempre disponível para facilitar esse aprendizado de cada um dos nossos estudantes”, destaca.
A professora tutora Adriana Percilia Leite Recalde Rubio complementa que a ser tutora na UFMS é um privilégio. “Uma Universidade que oportuniza através da Educação a Distância conhecimentos, sabedorias e trocas, que transforma pessoas, que transpõe barreiras e que dá a sociedade a oportunidade de adquirir conhecimentos através de uma educação de qualidade”.
Exemplos reais
A estudante Francielle Lopes Costa do Curso Superior de Tecnologia de Ciência dos Dados conta que a Universidade transformou sua vida por meio da EaD. “Sempre tive um sonho de ter uma formação acadêmica e, com a UFMS, eu consegui alcançar esse objetivo. […] Saber que eu consigo estudar EaD é muito satisfatório, mas o que eu mais gosto é que a EaD que eu faço é de altíssima qualidade”, destaca.
“Eu consigo selecionar o período e os horários que eu tenho disponibilidade e assim o aprendizado se torna mais fácil e mais eficiente. O curso tem altíssimo nível, o que me ajuda bastante. Eu tenho certeza que em um futuro bem próximo, eu vou poder estar atuando na área de Ciência de Dados”, diz o estudante Ginaldo Gomes Pereira do Curso Superior de Tecnologia de Ciência dos Dados.
Para o estudante Márcio Roberto Avelino do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, o Dia Nacional da Educação a Distância é um momento de celebração para todos os estudantes dos cursos EaD. “Quero dizer que a Educação a Distância foi muito importante para mim. Me permitiu cursar um curso superior. Só tenho a agradecer o pessoal da Agead da UFMS, pretendo concluir a graduação tecnológica agora no final do ano e pretendo fazer outro curso”, conta.
Já para a egressa Vitória Arcanjo de Oliveira do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, a Universidade representa a concretização de um sonho que teve início em 2020. “Eu tentei pela primeira vez ingressar na UFMS em um curso presencial. Ano difícil com pandemia e, mesmo assim, não desisti. Em 2022, eu tentei de novo, só que dessa vez pela EaD e, assim, eu consegui me tornar UFMS”, relata. “Me formei neste ano de 2024 e tenho orgulho de ser UFMS, uma Universidade cheia de profissionais e professores qualificados, mestres e doutores, com uma plataforma otimizada aos alunos, biblioteca digital e todo o suporte e estrutura que precisamos para aprender e me qualificar. Sem o meu curso EaD da UFMS, eu não teria a minha tão sonhada formação superior”, conclui.
Confira o vídeo comemorativo produzido pela TV UFMS:
Texto: Thalia Zortéa