UFMS apoia e participa do 5º MS Florestal

Com o tema “Extensão das Cadeias Produtivas do setor de Base Florestal” está sendo realizada em Campo Grande a 5ª Edição do MS Florestal. A realização é do SENAR-MS e da Reflore – MS com apoio institucional da UFMS.

Na manhã de hoje (05), no auditório da Famasul o Governador do Estado, Reynaldo Azambuja, comentou a marca de um milhão de hectares de florestas plantadas no Estado, motivo de homenagem prestada na ocasião às instituições parceiras. “É uma conquista, foram anos de luta de um setor que se organizou e trabalhou pela sua expansão e consolidação e que tem colaborado muito para o desenvolvimento do estado e do País, o setor da cadeia produtiva florestal. Não é sonho pensar que daqui a alguns anos possamos ter dois milhões de hectares de florestas plantadas, pois temos oportunidades e condições”, afirmou.

O Presidente do Sistema Famasul Maurício Saito disse que o um milhão alcançado simboliza o avanço realizado com muito planejamento. “Esse avanço significou 20% ao ano de crescimento das florestas plantadas. Estamos hoje na sexta posição do Brasil em florestas plantadas e na terceira posição no que diz respeito à produção de eucalipto. E daqui para frente, como será? Temos de pensar hoje não somente em uma espécie de atividade, mas sim em sistemas integrados e potencializados através do dinamismo. A produtividade é reflexo de investimentos em tecnologia, graças ao trabalho realizado pela academia, pelas universidades como a UFMS e também Embrapas existentes, juntamente com as fundações que temos no Estado”, comentou.

Para o Presidente da Reflore MS, Moacir Reis, “o Estado tem potencial de aumentar em pelo menos 50% a área de florestas plantadas nos próximos 10 anos, podendo chegar a 1,5 milhão de hectares, sendo um dos estados líderes no plantio de florestas no Brasil e, o mais importante, recuperando áreas e pastagens degradadas de baixa produtividade. Para isso precisamos melhorar nossa infraestrutura e comunicação, para continuarmos sendo atrativos para novas indústrias da área florestal”, disse. O Presidente lembrou que a 5ª edição do congresso conta com a transmissão online, permitindo que pessoas de todos os lugares do mundo tenham acesso às informações exclusivas compartilhadas no MS Florestal.

O Presidente da Assembleia Legislativa de MS Junior Mochi comentou a expectativa citada pelo Presidente da Reflore MS contando que o número de hectares de floresta plantada quase triplicou de 2010 a 2017, ou seja, em apenas sete anos. “Por tanto, a expectativa para os próximos 10 anos com certeza será ampliada em função da dedicação e do esforço da classe produtora, em especial daqueles que atuam na silvicultura em nosso Estado, e também em função de todo um ambiente construído para que o setor possa representar a grande alternativa de diversificação da monocultura que tínhamos no Estado”, concluiu.

O Reitor Marcelo Turine disse estar feliz de prestigiar e apoiar o evento, pois acredita que a expansão do setor contribui para o desenvolvimento do estado. “Com parcerias com a nossa Universidade e pesquisadores, que geram conhecimento e transferem tecnologia para as empresas, esperamos que o setor continue trazendo benefícios de emprego e de inovação para o MS”.

O evento continua sua programação hoje (5) online. Mais informações podem ser obtidas no site:  http://www.msflorestalonline.com.br/